Falando em Dia dos Pais, vamos ver o que... Marcial Salaverry

Falando em Dia dos Pais, vamos ver o que é ser pai...
Vamos entender que a espinhosa missão de ser pai,
não é só cuidar do bem estar dos filhos, pois no pacote,
inclui saber dizer NÃO, na hora certa, assim como inclui
a famosa "psicologia aplicada"...
Osculos e amplexos,
Marcial

FALANDO EM DIA DOS PAIS
Marcial Salaverry

É preciso entender que para ser pai, a única certeza que existe, é aquela prova de que biológicamente é fácil ser pai, bastando fazer a parte correspondente ao homem no ato sexual, e pronto, já se pode ser pai, e após, apenas curtir os nove meses (ou sete) da gestação, e pronto, já "somos papai"...
E depois, dar a ajuda material que a mulher necessita para que nada lhe falte durante esse período tão lindo e importante de sua vida, sempre será importante dar-lhe muito carinho, mesmo que ela engorde muito, pois é uma época que ela vai precisar de toda atenção, e de muito carinho, algo que nem todos sabem dar...

Outra parte importante é cuidar do sustento do filho, provindo-o materialmente de tudo que ele precisa, não deixando faltar nada, para que ele nunca possa reclamar de que o pai falhou em seu sustento material, e assim sendo, procurar satisfazer aos caprichos de seus filhos, atendendo-os em seus mínimos desejos, para que eles vejam que beleza de pai voce é. Além de carinho, atenção, dou um cheque e pronto, e assim, que belo pai eu sou...

É preciso sempre pensar no trabalho, mesmo que isso implique em não acompanhar direito as atividades dos filhos (afinal eles tem a mãe e a babá para isso...), pois é preciso ganhar dinheiro para suprir tudo em casa, mesmo que sacrifique a convivencia com a familia...
E depois, se descobrir que seu filho faz um monte de coisas erradas, procurar entender tudo, e passar a mão na cabeça dos filhos, dizendo que são coisas da vida, e vamos pagar os prejuízos que eles causarem a outras pessoas, e pagando suas fianças na policia. Afinal, pai é para cobrir todas as despesas dos filhos, esquecendo da importancia que é saber orientar no que deve ou não fazer. Afinal, "ele precisa viver, pois a vida é tão curta, e ele precisa ter tudo o que eu não tive, principalmente essa coisa odiosa chamada juizo..".
Mas quando ver seu filho viciado em drogas porque não soube orientar, simplesmente acusar a mãe, dizendo que não fez seu trabalho direito. Afinal, você estava trabalhando e muito ocupado com essa parte material, provindo de tudo sua casa, menos de sua atenção e carinho.

A realidade nos mostra que infelizmente tem muita gente que pensa realmente assim, e que realmente assim age. E depois pergunta-se desesperado: "Onde foi que errei? Deus não existe, porque permite que um pai passe por essas coisas, apesar de tudo ter feito por seus filhos."
É preciso entender que na realidade, Ser Pai não é apenas isso, uma vez que as verdadeiras e reais obrigações assumidas por quem resolve ter filhos, não são apenas as acima descritas. Claro que a parte material é importante. Claro que deve trabalhar para provir o sustento da família. Para isso resolveu ter filhos, e se os fez, deve educá-los e prepará-los para a vida.

Antes de tomar a decisão, deve-se pensar, meditar e ver se ambos, pai e mãe estão prontos para tanto. Se realmente sabem a quanto deverão renunciar de suas vidas para poder dar uma boa e sadia educação aos filhos que pretendem ter. Saber que deverão passar noites em claro, saber que deverão reformular suas vidas, por causa dessa vida nova que resolveram criar. Saber, enfim, das reais obrigação paternas.
Falando-se da função paterna, é preciso deixar patente que além de suprir materialmente as necessidades, deverá sempre dar um suporte de fundo espiritual, emocional, pessoal. Deverá saber acompanhar as diversas fases da educação e da vida dos filhos. Deverá saber orientá-los para a vida. Deverá saber acompanhar sua vida escolar. Deverá estar sempre pronto para dialogar com eles. Mesmo que esteja ocupado, deverá saber como é importante para os filhos saber que tem um canal aberto em casa para a orientação e aconselhamento tão necessário algumas vezes. Deverá saber como é importante para os filhos, reconhecer algum erro cometido, e saber pedir desculpas quando isso acontecer. Afinal, ser Pai, não é ser Deus, pois também é sujeito a erros.

É complicado pensar em tudo isso? Então pense antes de colocar filhos no mundo. Se não estiver perfeitamente cônscio de suas reais obrigações, não os tenha, pois na verdade, filhos nunca podem ser considerados um estorvo pelos pais. Afinal, não pediram para nascer. Se os tiver, saiba deles cuidar.
Principalmente, não queira realizar-se através deles. Não espere que os filhos realizem seus sonhos de vida. Espere que eles realizem os deles. Apenas oriente-os, se estiverem em dúvida. Saiba o que dizer nessas ocasiões. Saiba como e quando orientá-los indicando o rumo certo que não os fará perder o prumo da vida...

Enfim, crianças, ser Pai, é barra pesada. Saibam sê-lo. Vale a pena quando no futuro, pudermos olhar para eles e ver que são pessoas de bem. Se pessoas de sucesso, ricas ou famosas, são circunstâncias. Basta saber que soubemos formar pessoas íntegras, honestas, e que não desejam o mal a ninguém. Enfim, o maior orgulho que um Pai pode sentir, é saber que soube fazer sua parte, soube dar um lar decente aos filhos, e vê que são pessoas dignas. E que mais tarde, também poderão saber o que é SER PAI. Quer mais do que isso?

A todos os Pais, entre os quais me incluo, UM LINDO DIA... com muita paz no coração...