Os maiores músicos eruditos e populares... Mario Umetsu

Os maiores músicos eruditos e populares da história eram nervopatas de calibre médio para alto. Paranóicos, impulsivos, mau-caráteres e que sempre que possível ... Frase de Mario Umetsu.

Os maiores músicos eruditos e populares da história eram nervopatas de calibre médio para alto. Paranóicos, impulsivos, mau-caráteres e que sempre que possível relegaram à posteridade péssimas idéias, impressionados com alguma propaganda revolucionária da qual nunca entenderam.

Os trejeitos doentis hoje são vistos como "traços de genialidade", dos quais os músicos que ainda não são doentes deliberada ou inconscientemente imitar, e isto só é ajudado pela prática profunda da música, que em revisão psicológica nada mais é do que provocar, suscitar emoções, que com o tempo torna-se um automatismo - tal como o tocar um instrumento é um automatismo - e torna o sujeito um ultra-emocionável, alienado das emoções alheias, impressionável e hipernervoso.

Não tenho problema algum com quem é ou quer ser músico, mas cabe a preocupação em alertar por que e como acontecem certos eventos sociais e psicológicos, já que ninguém tem tomado para si essa importância.