Assustam, perturbam e nos fazem refletir. Os filmes de suspense podem despertar várias sensações nas pessoas, mas todos têm algo em comum: nos deixam extremamente ansiosos e, por vezes, "traumatizados". 

Confira a nossa seleção com algumas obras do gênero que vão mexer com a sua cabeça!

20. Os Outros (2001)

os outros

Com direção de Alejandro Amenábar, esta produção espanhola, americana, francesa e italiana traz um dos plot twist mais interessantes desta lista. Você simplesmente não consegue imaginar as reviravoltas que a história apresenta quando assiste ao filme sem grandes expectativas.

Grace Stewart (Nicole Kidman) é uma católica fervorosa que se muda para uma mansão isolada com seus dois filhos, que têm uma forte sensibilidade a luz solar. Por este motivo, as crianças precisam de cuidados especiais, fazendo com que vivam constantemente na penumbra.

A chegada de três empregados misteriosos na casa é apenas o começo de uma série de situações bizarras que Grace e seus filhos irão presenciar.

Os Outros é um filme que já se tornou referência no gênero de suspense e, com certeza, está na lista dos favoritos da maioria dos fãs desse estilo cinematográfico.

Às vezes o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortos.

19. O Chamado (2002)

o chamado

A fita de vídeo que mata em 7 dias! Nos primeiros anos do século XXI, mesmo com o advento do DVD, o pavor que o enredo de O Chamado despertou nos jovens (e em alguns adultos) não foi pouco.

Com direção de Gore Verbinski, este filme é um remake do longa japonês Ringu, que por sua vez foi baseado no romance de Koji Suzuki.

Rachel Keller (Naomi Watts) tenta descobrir como a sua sobrinha, aparentemente saudável, teve um "ataque cardíaco fulminante" que fez com que morresse drasticamente. Ao que tudo indica, a sua morte está relacionada a lenda urbana de uma macabra fita amaldiçoada. Quem assiste ao vídeo recebe um telefonema, onde uma voz sinistra alerta que a pessoa morrerá em 7 dias.

Se ainda não viu o filme, se prepare para os arrepios ao assistir as imagens bizarras que contêm na fita... E torça para o telefone não tocar!

Sete dias!

18. Garota Exemplar (2014)

garota exemplar

Dirigido por David Fincher, Gone Girl (título original em inglês) é baseado no best-seller homônimo de Gillian Flynn, autora de outros livros de sucesso como Objetos Cortantes, Lugares Escuros e O Adulto.

A trama é focada no relacionamento de Nick Dunne (Ben Affleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike). Ambos são casados há 5 anos e vivem uma relação longe de ser saudável. Certo dia, Amy desaparece e faz com que todos pensem que Nick, o seu ex-marido, seja o responsável por assassiná-la.

Garota Exemplar mostra como as pessoas quando estão desesperadas e frustradas podem ser desonestas. Além disso, também temos um exemplo de como a mídia tem o poder de controlar a vida das pessoas.

Se você é fã de thrillers e suspense, então este é um dos filmes que não podem passar batido da sua lista.

17. A Órfã (2009)

a orfã

Depois da morte da sua terceira filha, Kate e John (Vera Farmiga e Peter Sarsgaard) decidem adotar uma criança. Assim, Esther (Isabelle Fuhrman), uma criança russa de apenas 9 anos, entra na vida do casal.

A aparente inocência de Esther é logo questionada quando uma série de situações bizarras começam a acontecer com a família Coleman. 

Com direção de Jaume Collet-Serra, A Órfã é um daqueles suspenses que te deixam nervoso e ansioso do começo ao fim!

16. Zodíaco (2007)

zodiaco

Baseado no livro homônimo de Robert Graysmith, Zodíaco é dirigido por David Fincher e conta a história de um dos serial killers mais perigosos dos Estados Unidos. Entre a década de 1960 e 1970, o assassino em série conhecido por "Zodíaco" fez inúmeras vítimas na região de São Francisco. Além dos crimes bárbaros, o criminoso também era conhecido por zombar dos investigadores, usando de um sistema de jogos e charadas perturbadores. 

Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey, Jr. são alguns dos nomes de peso que estão nessa produção. Para quem se interessa por suspenses com investigação e baseados em casos reais, Zodíaco é uma boa pedida!

15. Espírito - A Morte Está ao Seu Lado (2004)

espirito a morte

Filme de suspense e horror tailandês que vai deixar muita gente com medo de fantasmas sem dormir durante a noite (e constantemente olhando para debaixo da cama também).

Shutter (título em inglês) acompanha a história de um fotógrafo que depois de um episódio fatídico começa a ver, gradativamente, coisas muito estranhas nas fotografias que vai fazendo. 

O filme fez bastante sucesso na época, chegando a ganhar um remake americano em 2008 com o mesmo título. Portanto, não confunda o Shutter tailandês com o estadunidense, beleza?

14. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

onde os fracos não tem vez

Ganhador do Oscar de melhor filme em 2008, No Country for Old Men (título original) é dirigido pelos irmãos Coen (Ethan e Joel Coen), e baseado no romance homônimo de Cormac McCarthy.

O filme se foca na perseguição entre um xerife aposentado e um assassino de aluguel que deseja recuperar o seu dinheiro desaparecido, tendo como cenário o desértico Texas dos anos 80.

Destaque para a atuação de Javier Bardem que interpreta o vilão da história, o temível Anton Chigurh, um criminoso sem escrúpulos e com um ódio profundo pelas pessoas mais velhas.

O que de mais importante você já perdeu num cara e coroa?

13. O Vídeo de Benny (1992)

o video de benny

Michael Haneke é conhecido por fazer filmes fortes e O Vídeo de Benny não foge à regra. O longa mostra as consequências que a negligência familiar acarreta para Benny, um jovem que é obcecado por vídeos. 

Sem a orientação e atenção de alguém, aos poucos, os valores e noções de realidade do jovem começam a se perder. O que começa como uma história aparentemente normal sobre a vida de um adolescente, transforma-se num pesadelo surreal que, com certeza, vai te deixar bastante incomodado. 

12. [REC] (2007)

REC

Produção espanhola dirigida por Jaume Balagueró e Paco Plaza, e que usa da filmagem em primeira pessoa para aumentar a tensão do espectador ao acompanhar a trama do longa. 

Uma jornalista e sua equipe estão acompanhando os bombeiros de Barcelona para fazer um programa especial de TV. O que era para ser uma noite tranquila de trabalho se transforma num terrível pesadelo!

Zumbis, demônios e muitos sustos nos aguardam em [REC], filme que já rendeu três continuações e inspirou a criação de um jogo de videogame.

11. Uma Noite de Crime (2013)

purge

The Purge (título original) é dirigido por James DeMonaco é apresenta um futuro distópico onde todos os anos acontece o Expurgo, uma noite (12 horas, para ser mais exato) onde TODOS OS CRIMES são permitidos e os serviços emergenciais totalmente suspensos.

De acordo com a explicação apresentada no filme, pelo fato dos humanos terem uma oportunidade de liberar seus instintos transgressores, os índices de criminalidade caíram drasticamente. Mas, como percebemos ao longo que a trama vai se desenrolando, não seriam esses os reais motivos para esta prática fortemente questionável. O que você faria se vivesse numa sociedade assim? 

The Purge ganhou uma continuação em 2014, The Purge: Anarchy.

10. Donnie Darko (2001)

donnie darko

Um filme obrigatório em várias listas e, sem dúvida, não poderia deixar de estar entre os mais bizarros longas de suspense, principalmente devido a natureza misteriosa do desfecho da trama.

Dirigido por Richard Kelly, Donnie Darko conta a história de Donald Darko (Jake Gyllenhaal), um jovem esquizofrênico que é guiado por um coelho gigante, Frank. Este passa a dar várias ordens à Donnie, que as executa sem hesitar. 

Existem inúmeras interpretações sobre o significado do final deste filme, desde viagens no tempo até "pactos demoníacos". Se você já assistiu Donnie Darko compartilhe conosco o seu palpite! 

Donnie: Por que você está vestindo essa estúpida fantasia de coelho?

Frank: Por que você está vestindo essa estúpida fantasia de homem?

9. Mártires (2008)

mártires

Produzido no Canadá e dirigido por Pascal Laugier, Mártires é um filme para te deixar no mínimo MUITO desconfortável. 

Com uma vibe que beira o terror, Martyrs (título original) mostra uma sociedade fanática que acredita ser através do martírio e do sacrifício que o ser humano atinge o seu ápice. Assim, na tentativa de descobrir o que existe após a morte, esta instituição sequestra jovens mulheres e torturam-nas. 

8. Oldboy (2003)

oldboy

Baseado no mangá japonês escrito por Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya, Oldboy foi adaptado às telonas por Park Chan-wook. O filme sul-coreano é a segunda parte da Trilogia da Vingança, antecedido por Mr. Vingança e sucedido por Lady Vingança

Este drama conta a história de Oh Dae-su (Choi Min-sik), um homem que é sequestrado e fica 15 anos preso num quarto de hotel sem saber o motivo. Quando é libertado a única coisa que deseja é vingança e entender o porquê de tudo o que aconteceu.

Mesmo não sendo um suspense que vai te deixar assustado (a princípio), Oldboy é bastante visceral e impactante. Este é sem dúvida um longa difícil de esquecer. 

Foi feito um remake deste filme em 2013, dirigido por Spike Lee.

Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho.

7. O Silêncio dos Inocentes (1991)

o silencio dos inocentes

Filme que apresenta um dos personagens mais icônicos do gênero de suspense: Hannibal Lecter, o notório serial killer canibal!

Com a brilhante atuação de Anthony Hopkins e direção de Jonathan Demme, O Silêncio dos Inocentes é baseado no livro homônimo escrito por Thomas Harris, e lançado em 1988.  

A história do longa se foca em Clarice Starling, uma agente em treinamento do FBI que tem a missão de entrevistar o psicopata, com o objetivo de criar um perfil do assassino.

A tensão se torna maior quando Clarice começa a depender da ajuda do Dr. Lecter para conseguir capturar outro famoso serial killer conhecido por "Buffalo Bill". Aliás, para quem não sabe, este personagem é inspirado em Ed Gein, o bizarro homicida que usava o corpo de suas vítimas para construir roupas e objetos de decoração.

6. O Babadook (2014)

O babadook

Longa de estreia de Jennifer Kent, esta produção australiana mostra a personificação do terrível "monstro da depressão", uma criatura sobrenatural que vai perturbar os seus sonos por algumas noites.

A trama gira em torno da vida de uma mãe solteira que está atormentada pela violenta morte de seu marido no dia do nascimento do filho único. Mãe e filho, no entanto, aparentam ter uma vida normal, mas tudo muda quando um livro macabro surge na estante do quarto da criança: "O Senhor Babadook".

O Babadook é uma ótima metáfora sobre um monstro real que ronda o cotidiano de milhares de pessoas. Cuidado para não alimentá-lo, ok?

5. Boa Noite, Mamãe (2014)

boa noite mamãe

Este não é um filme para roer as unhas... mas sim de comer os dedos! A produção austríaca (com direção de Veronika Franz e Severin Fiala)  carrega desde o início um clima de tensão e suspense que aos poucos vai revelando uma situação impensável e terrível!

Dois irmãos gêmeos vivem com a mãe numa linda casa de campo, enquanto a mulher se recupera de uma cirurgia plástica facial. As crianças começam a desconfiar que a tal mulher com o rosto coberto por faixas, e que diz ser sua mãe, não passa de uma impostora.

A revelação do suspense que ronda a trama do filme pode não ser tão inesperada, mas o modo como toda a situação é construída faz com que o estômago do espectador dê várias voltas. 

4. Violência Gratuita (1997 / 2007)

violencia gratuita

Funny Games foi escrito e dirigido por Michael Haneke, tanto a versão original de 1997 como a refilmagem feita 10 anos depois. 

O filme mostra o terror que uma família (pai, mãe e filho) enfrenta quando é surpreendida por uma dupla de psicopatas. Os jovens maníacos iniciam uma série de jogos pervertidos, humilhantes e violentos com a família. 

Como sempre, Haneke não poupa ninguém neste longa, apresentando com brutalidade uma situação desesperadora que prende o espectador numa bolha de ansiedade, angústia e muito medo.

3. Possessão (1981)

possessão

Este é um dos clássicos de Andrzej Zulawski, cineasta polaco que ficou conhecido por seus filmes polêmicos, controversos e violentos. 

Possessão é um longa que beira a demência, com várias cenas surreais que nos transmitem a sensação constante de desespero e loucura que os personagens estão submersos. A cena em que Anna (Isabelle Adjani) se descontrola enquanto caminha pela estação do metrô é um bom exemplo do nível da histeria que o filme apresenta.

O clima de suspense fica pela tensão formada em torno do "amante" de Anna, uma entidade demoníaca com aparência monstruosa! 

2. Ilha do Medo (2010)

ilha do medo

Mais um filmaço de Martin Scorsese, com atuação de Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo. Em Ilha do Medo nosso senso de realidade é posto à prova, quando dois investigadores chegam a um hospital psiquiátrico para investigar o desaparecimento de uma paciente. 

Andrew Laeddis (DiCaprio) é um dos personagens mais interessantes (e intrigantes) do cinema, sem dúvidas. Ao longo das mais de 2 horas de filme, vários são os sentimentos que passam pelo espectador. Ilha do Medo é um thriller que todo o fã do gênero deveria assistir!

O que seria pior - viver como um monstro ou morrer como um homem bom?

1. Eraserhead (1977)

eraserhead

Com roteiro e direção de David Lynch, um dos mestres do cinema surrealista, Eraserhead se imortalizou como um dos filmes cult mais perturbadores deste cineasta! 

Carregado com uma vibe soturna e bizarra, o filme acompanha Henry, um pai solteiro que tenta cuidar de seu bebê prematuro, uma criança que é tudo menos humana.

A experiência de assistir a Eraserhead é como estar preso num pesadelo, literalmente. Não é à toa que Lynch é conhecido por suas obras surrealistas. Nada mais arrepiante (e bonito) do que ouvir a Lady in the Radiator cantar In Heaven dos Pixies, com aquelas suas fofas e nojentas bochechas.