Dia da Árvore

Cerca de 4160 frases e pensamentos: Dia da Árvore

O homem desmata uma árvore, faz uma folha, e nela escreve: Sou contra o desmatamento.

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Três coisas que cada pessoa deve fazer durante sua vida.

Inclua em seu amor todo o planeta, com árvores e insetos. Flores e pássaros. Mares, rios, oceanos.

Escolhas são árvores, as mágoas são os frutos.

lua nublada
no alto da montanha
a solitária árvore

Apenas vós,
Árvores de tronco branco,
Me garantis que retornei.

Árvores da infância -
E depois a monotonia verde
Dos canaviais...

relampejou
sobre as árvores
a tarde trincou

árvore seca
a lua é a mosca
em sua teia

Esqueletos de árvores,
lampiões rodando no vento,
no chão, sombras, bêbadas.

O frêmito cessou.
A árvore abre-se
para conter a lua.

Sobre o monte liso
contra o céu uma só árvore.
Gesto de vitória!

barco vagabundo,
desliza à pele do rio
a árvore morta

Dentre os arvoredos
Apenas algumas réstias.
Sol aprisionado.

Sob a árvore
sobre o carro
repousa o joão-de-barro

abelha na flor
a brisa nas árvores
eu com teu sabor

Conta a lenda que tudo que cai nas águas deste rio - as folhas, os insetos, as penas das árvores, se transforma em pedras do seu leito. Ahh, quem dera se eu pudesse arrancar o coração do meu peito e atirá-lo na correnteza, e então não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças...

Diz uma lenda chinesa que amizades verdadeiras são como árvores de raízes profundas: nenhuma tempestade consegue arrancar.

Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe é que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro!

Muitas vezes em minha vida fiz analogias das situações em que me encontrava com uma “árvore”. Quando passava por momentos difíceis, em invernos onde o sol bate fraco e não nos aquece, onde a chuva é fina e não nos nutre, sinto que nossa árvore perde o viço de suas folhas que vão caindo lentamente por não serem capazes de se manter devido ao inverno rigoroso que se passa. Bom, mas as raízes, a sim essas não morrem tão fácil, uma vez que estão envolvidas pela mãe terra da “esperança”, que as protegem do frio onde também são nutridas com a água que se acumula nesses pequenos grãos de vida. Se a raiz não morre, consegue manter a árvore viva mesmo sem que ela receba os raios de sol em suas folhas que não existem mais. Pra mim, nesse momento é que Deus nos mantém vivos, como um reservatório de água subterrânea que nutre a raiz e nos faz refletir sobre a vida que tivemos, se fomos capazes de sorrir e florir gerando frutos e sementes antes da chegada desses momentos difíceis. Quando vemos que não fizemos por merecer o sol da primavera passada e nada geramos, refletimos sobre a nossa vida sem flores e sem perfume, sem frutos e sementes! Nesse momento é que o inverno rigoroso nos permite refletir e assim nos fortalecer para a próxima estação e então mudar, para nos fazer sorrir mais quando o sol voltar a brilhar! Por fim gerar sementes que fortaleçam a floresta, o mundo como um todo.