Depoimento para uma Garota que eu Amo

Cerca de 470633 frases e pensamentos: Depoimento para uma Garota que eu Amo

Sê alegre apenas depois de dares a volta à vida toda. E regressares então a uma flor, ao sol num muro, a um verme no chão. A profunda alegria não é a do começo mas a do fim.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Escrever, Bertrand, 2001

Quando a eloquência, inspirada do íntimo da alma, regurgita em jorros dos lábios de uma amante, é certo o triunfo.

A filosofia é uma coisa com a qual e sem a qual o mundo continua tal e qual.

A pintura é uma gravação da emoção.

A amizade entre as mulheres é apenas uma trégua nas hostilidades.

O egoísmo e o ódio têm uma só pátria. A fraternidade não a tem.

Uma boa intenção equivale a uma ação meritória.

Uma alma morta é uma alma completamente conformada.

Uma história vivida não tem tempo de calendário - tem-no só no que se viveu.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Estrela Polar, 1962

Pois, a emoção é decerto uma forma de se subir mais alto. E quando cai, de se cair de mais alto. Aprende a serenidade. Porque mesmo que caias, não te magoas tanto.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, Bertrand, 1992

Uma utopia é uma realidade em potência.

Quem poderia suportar uma esposa dotada de todas as qualidades?.

Uma hora de contemplação é melhor que um ano de devoção.

Um homem pode casar-se com uma mulher que lhe seja inferior e ela se elevará; mas um homem que se casa com uma mulher superior a ele, rebaixa-se.

É preciso um espírito especial para se fazer fortuna, sobretudo uma grande fortuna; não se trata nem do espírito bom nem do belo, nem do grande nem do sublime, nem do forte nem do delicado; não sei precisamente de qual se trata, e espero que alguém me possa esclarecer a tal respeito.

Quando a morte é o termo de uma vida, a felicidade depressa é banida.

O atraso das ciências económicas e sociais em relação às ciências da matéria é uma das causas das atuais infelicidades da Humanidade. A técnica arrasta o homem para horizontes imprevistos.

Não ter feito nada é certamente uma grande vantagem, mas não se deve abusar.

Quem aprende uma nova língua adquire uma alma nova.

O destino é uma lei cujo significado nos escapa, porque falta uma quantidade imensa de dados.