Dedicatória para uma Professora

Cerca de 224 dedicatória para uma Professora

Pelo Dia do Professor, desejo consignar
esta homenagem para uma professora
que foi marco importante em minha vida.
Profª Rosina Pastore, receba este meu preito de gratidão.
Osculos e amplexos,
Marcial
Reprisando, pois esta homenagem faço questão
de prestá-la todos os anos no Dia do Professor.

MINHA PROFESSORA INESQUECÍVEL
Marcial Salaverry


Durante toda nossa existência sempre encontramos pessoas que de uma maneira ou de outra marcaram nossa vida.
Algumas por terem sido aquele alguém que julgávamos ser quem amaríamos até o fim, mas que foram apenas breves episódios, e mesmo assim, deixaram marcas realmente marcantes. Outras, que por nos terem prestado alguma ajuda decisiva em certos momentos de nossa vida, ficaram para sempre registradas em nossa memória naquela cantinho das boas recordações.
Certamente houve algumas que nos fizeram algum mal, prejudicando nossa vida de uma forma qualquer. Quanto a essas, melhor esquece-las, porque não vale a pena rememorar certas personagens desagradáveis. Más lembranças, com certeza melhor olvidá-las ...
Obviamente cruzei com todo tipo de pessoas em minha vida. De muitas, sequer recordo. Para que? Talvez para lembrar de algo a nunca ser repetido, ou sequer recordado...
Contudo, de muitas outras, guardo lembranças muito agradáveis. São o que se pode chamar de "Tipos Inesquecíveis". Dentre essas, quero destacar uma figura, que posso dizer sem ferir quaisquer suscetibilidades, ter sido a grande responsável por eu ser hoje quem sou, e desejo prestar-lhe esta homenagem. Peço que me entendam.
Seu nome é Rosina Pastore.
Foi minha professora no então "Quarto Ano Primário", e depois no "Curso de Admissão ao Ginásio". Anos de 1950 e 1951. Uma fase muito turbulenta de minha vida.
Por razões que não vale a pena lembrar, minha família estava desagregada. Cada qual estava por um lado. Morava com minha mãe e uma irmã 2 anos mais velha, num quarto de pensão na Rua Martim Francisco, em São Paulo, e estudava no Grupo Escolar Arthur Guimarães, na Rua Jaguaribe. Eu fazia parte de uma turminha "da pesada", com tudo encaminhado para cair na marginalidade. Como sempre fui grande e bom de briga, era o líder de uma turminha de micromarginais. Entre outras façanhas, costumávamos praticar pequenos roubos nas lojas do Largo do Arouche e adjacências.
Numa dessas incursões, Dna. Rosina nos viu e, usando de sua autoridade, convenceu-nos a devolver as coisas para o lojista, e resolveu iniciar um longo trabalho comigo, por ter acreditado que meu futuro poderia ser bem melhor do que aquele que se estava delineando.
Jamais poderei esquecer as conversas que ela fazia questão de manter comigo após as aulas...
Foi essa a condição para não me expulsar da escola pelo que eu vinha fazendo. Nessas conversas, ela me mostrava a diferença entre ser uma pessoa de bem, e ser um malandro otário.
Fez-me entender que as possibilidades que se abririam com minha mudança de atitude, poderiam me proporcionar um futuro melhor.
Teve, enfim, toda a paciência e discernimento para me explicar uma série de coisas, dando-me lições de vida que jamais esqueci, cumprindo com sabedoria enorme o que ela resolveu se propor, ou seja, transformar-me em alguém na vida.
Aproveitei todos os seus ensinamentos. Devo a ela ser o que sou, pois naquela época, não poderia contar com minha família. Praticamente vivia por minha conta. Já estava pensando em parar com os estudos para ficar apenas "com a turminha". Num ligeiro preâmbulo, apenas acrescento que nenhum daqueles rapazes escapou. Todos viraram bandidos. Possivelmente esse seria meu caminho, não fosse a paciência e pertinácia de Dna. Rosina Pastore.
Jamais esquecerei sua figura, seu rosto doce e severo ao mesmo tempo, e nem tampouco de seus ensinamentos, e aproveito esta oportunidade para aqui render meu preito de homenagem a ela, e através dela a todos os professores e professoras que sempre procuram suprir junto aos alunos em que percebem algum potencial, as carências familiares, que por uma razão ou outra quase todas as crianças sentem, e que a sensibilidade e o carinho com que forem orientadas poderá traçar novos rumos em sua vida.
E se, por acaso, algum descendente da mestra Rosina Pastore, ler este artigo, apenas digo que sinta muito orgulho dessa figura para mim INESQUECÍVEL. Obrigado, querida Professora Dna. Rosina Pastore.
Aos abnegados professores, meu desejo de UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

Destaca na vida quem é feliz, mas você preferiu status e reconhecimento, foi isso, professora, pedagoga, diretora, superintendente, prestigiada, infeliz.

Ainda dá tempo, aposente com felicidade e não com honrarias, senhora.

==

Charles Canela
Inserida por charlescanela

"Hoje quando jornal assisti confesso que me entristeci, vi uma professora um sábio baú de conhecimento que foi agredida por um aluno, lembrei dos tempo remotos de colegial, certa vez levei uma pistola de metal, muito semelhante como uma original, ao chegar na escola minha sábia professora logo viu e pediu para ficar com o brinquedo, dei para ela na maior inocência. Ela nunca me devolveu, no começo fiquei uma fera. Porém hoje lembro da minha professora Vera, tomou um brinquedo maldoso, tornou meu futuro mais bondoso"....

Fabrício R.Veiga
Inserida por Boysdontcry

A dor é professora da vida.

Bruno Fuzari
Inserida por brunofuzari

A vida flui em nós... Ela é professora.... nos conduz em direção a plenitude.

Heverton Cruz
Inserida por HevertonCruz

Um certo dia em uma sala de aula, de uma determinada escola a professora indagou os alunos sobre se fosse para compará-la com uma das figuras do meio social, qual figura os alunos a comparariam.
Todos compararam, uma comparação mais interessante que a outra.
A professora ficou curiosa com uma das comparações de um aluno da classe. Esse aluno a comparou com um traficante; ele de imediato ficou espantada e era de se espantar, quem não agiria da mesma forma? traficante? como assim?
Daí o aluno respondera à professora: ora eu a vejo como uma traficante e todos aqui nesta classe uns viciados.Todos ficaram curiosos com o expressar do garoto.
Explicou-se melhor. Todos nos sentimos viciados e dependemos do que a professora tem para oferecer, como se fosse uma verdadeira traficante que tem a "droga" e nós alunos "viciados" que temos sede do conhecimento, sede de informação e a senhora a trafica para nós, e melhor ainda, não nos cobra um centavo.

Jovemjoviano
Inserida por Jovemjoviano

Oi Professora! Tudo bem? Eu queria lhe dizer que eu me formei na Faculdade, tenho meu próprio negócio hoje.

Poetizando Verdade
Inserida por poetizandoverdade

A dor é de fato uma boa professora, porque a lição que ensina, a gente nunca mais esquece. (GPR)

Gerson Palazzo Ribeiro
Inserida por gersonpalazzo

A vida é a melhor professora que existe, não há ninguém que nunca aprendeu nada com ela.

Matheus Giomarke
Inserida por MatheusGiomarke

A arte de professorar
És imensa em sua luz,
Luz a irradiar
Minha alma por anos luz

Professorar é mais que viver
É imortaliza-se
Professorar é eflorescer
Num alvorecer

É pura reciprocação
Do presente que se sente
Com o que ha no coração
Com o porvindouro ´de repente

Sem professor?
__Tudo !... seria um erro ,
A musica sem letra ,só tremor
Minha alma sem musica e sem esplendor

Como poderia !... eu olhar
Para o céu sem grandiosas estrelas
Estrelas professante
Só em pensar ,em vossas inexistências

Por um instante me desenlouqueci
Tudo então se foi ,até eu.

Adailton jc
Inserida por AdailtonJc

Na sala de aula, uma professora, comentava sobre um mundo moderno, onde os carros voariam, pessoas não precisariam fazer comida, enfim, muita modernidade e etc. Tudo indica que: "Não precisaríamos fazer muitas coisas, como até mesmo o simples ato de andar, pois teria até uma esteira no lugar do piso da casa.
Eu interrompi, dizendo :
"E assim se proliferaria uma geração preguiçosa..."

Musofico
Inserida por MisaelLagoo

No Colégio, uma professora estava à fazer a seguinte pergunta à alguns alunos :
" Porque você está estudando ?"
Ao chegar na minha vez, disse :
"Eu tenho uma missão, mudar o mundo. Vou mudar o mundo através da minha arte"

Musofico
Inserida por MisaelLagoo

Eu digo: é um mau aluno, hostil e aviltador da escola, e a minha colega professora diz:—"Pois comigo,ele é ótimo"! Estimação?

Claudeci Ferreira de Andrade
Inserida por Kllawdessy

"A vida é uma professora carrasca,ela te ensina batendo."

Ricardo Absalão S de Lima Filho
Inserida por ricardo_a_lima

Professora!
Posso fazer uma pergunta?

Magogago
Inserida por magogago

Por todos os magos maga patalógica tia professora o que você viu em mim?

Magogago
Inserida por magogago

DIA DO PROFESSOR

Já fui professora, e na época, podia-se dizer que o salário era bom. Podíamos ensinar nossos alunos com tranquilidade e convicção de que estávamos fazendo o melhor.
Hoje, lamentavelmente, o "pobre" professor, tem que ir às ruas, protestar e lutar para conseguir um salário decente e digno de suas funções bem mais difíceis, em virtude da extrema violência e desrespeito que encontram em sala de aula.
E o descaso das autoridades para com a educação continua...
Solidariedade para com estes heróis quase anônimos tão imprescindíveis ao desenvolvimento educacional, cultural e social de nosso país...

mel - ((^_^))

melanialudwig
Inserida por MelaniaLudwig

Aos educadores:
É preciso investir no eu!
Porque não existe um grande
professor ou professora;
Sem antes existir uma grande pessoa.

Jorge Tolim
Inserida por JorgeTolim

A professora

Passaram-se minutos, dias e anos,
Permaneci contando as estações,
Na primavera confeccionei planos,
No verão foram destruídos por ilusões.

Esperei por ti em todas as estações,
Verão, outono, inverno e primavera,
Comecei a compor diversas canções,
Não apareceu, continuei à sua espera.

O tempo foi passando lentamente,
A saudade em meu peito se fez desolador,
A sua imagem na lousa, ainda na mente,
Quando se fazia o uso do apagador.

Desfilando a angelical beleza,
Escondida sob a vestimenta,
Com os lindos traços de realeza,
Num tecido fino de cor magenta.

Minha dócil e querida professorinha,
O tempo se passou, mas nada se desfez,
Como o voo de uma única andorinha,
Que busca o velho ninho outra vez.

Utilizando o auxílio da informática,
Oferecendo a velocidade da rede,
Não sendo exata como a matemática,
Mas proporcionou matar minha sede.

Sede de poder a ti reencontrar,
Para matar a saudade de outrora,
Que no meu peito veio a enclausurar,
Nos repetidos nasceres da aurora.

Hoje no céu a lua voltou a resplandecer,
Enquanto o belo sol voltou a brilhar,
As noites demorando mais a escurecer,
Pela alegria de conseguir te encontrar......




Du’Art 12 / 11 / 2016

Du'Art
Inserida por DuArt
1 compartilhamento

"Gente da gente, professora Glaucy Abdon Amadei!
mostrou que a educação faz valer a pena.
Ofereceu-me seus ombros e no seu abraço a certeza da vitória conquistada.
OBRIGADA! Deus abençoe nossa caminhada!"
Rita de Cássia Francelino Souza

Rita de Cássia Francelino Souza
Inserida por ritadecassiafsouza