Crianças e Família

Cerca de 64 frases e pensamentos: Crianças e Família

Quando o assunto é família, no fundo ainda somos crianças, não importa o quão velho ficamos sempre precisamos de um lar para chamar de lar. Porque sem as pessoas que você mais ama, você não pode evitar em se sentir sozinho do mundo.

A família é como a varíola: a gente tem quando criança e fica marcado
para o resto da vida.

Jean-Paul Sartre

Nota: citado em "Filosofia Para O Dia A Dia", Gleibe Pretti, Clube de Autores, 2010

SE UMA CRIANÇA CONVIVE:

01)-Com a crítica, aprende a condenar.
02)-Com a hostilidade, aprende a ferir.
03)-Com a zombaria, aprende a ser tímida.
04)-Com a vergonha, aprende a se sentir culpada.

MAS, SE A CRIANÇA CONVIVE:

05)-Com a tolerância, aprende a ser paciente.
06)-Com o encorajamento, aprende a ser confiante.
07)-Com o louvor, aprende a apreciação.
08)-Com a imparcialidade, aprende a ser justa.
09)-Com a segurança, aprende a ter fé.
10)-Com a aprovação, aprende a gostar de si própria.
11)-Com a aceitação e a amizade, aprende a encontrar o amor.

É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. Se a criança for educada para o amor, tornará semente de uma sociedade sadia.

Toda criança sonha em ser feliz
Jogada no mundão, do crime um aprendiz
Cheiro de morte espalhado no ar...
Papai noel de preto veio me buscar

Inserida por flamel

Quando você estiver com crianças e ver algo que aparentemente é inútil, recolha-o, pois nuca se sabe quando ele pode ser útil.

Inserida por FamiliaFavacho

Quando o assunto é família, no fundo, ainda somos crianças. Não importa o quão velho fiquemos, sempre precisamos de um lugar para chamar de lar. Porque sem as pessoas que você mais ama, você não pode evitar em se sentir sozinho no mundo.

"A criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros."

Casar-se, constituir família, aceitar todas as crianças que venham, dar-lhes apoio neste mundo inseguro e talvez guiá-las um pouco é, tenho certeza, a maior meta a que um ser humano pode aspirar.

Quando o assunto é família, no fundo, ainda somos crianças. Não importa o quão velho fiquemos, sempre precisamos de um lugar para chamar de lar.

A importância da família no processo ensinoaprendizagem da criança
A família exerce um papel de suma importância na construção dos saberes que serão incorporados pela criança. Quando ausente, contribui para o fracasso escolar, mas se participa efetivamente da educação dos filhos, motivando, elogiando seu crescimento, cria-se um clima positivo e gostoso, então a criança se desenvolve com segurança e autonomia.
Nos dias atuais, a família nem sempre exerce seu papel de educar e estar presente. Segundo Max Stiner, pseudônimo do pensador alemão Kaspar Schmett, escritor de O falso príncipe no livro O falso principio da nossa educação, Stiner condena o homem pratico que faz da ciência uma idéia fixa, que se torna seu escravo, que não sabe aproveitar a vida e que esta sempre atormentado por preocupações que acabam por sufocar sua personalidade.
Desta forma, muitos pais e mães estão atormentados por preocupações diversas, preocupações que a vida lhes impõe, então começam a pensar em educação por outros ângulos, delegando à escola a função de educar.
O ambiente escolar tem sem duvida a função de educar, mas a família precisa estar presente, acompanhando o processo de aprendizagem e provocando impactos para melhor desempenho de seus filhos.
É necessário que a família conheça a escola de seus filhos, a proposta pedagógica, as regras de convivência. É essencial que esteja presente, que perceba os avanços ou as dificuldades da criança, que incentive e estimule o bom rendimento e o comportamento escolar.
A tarefa de estar presente como incentivadores é contínua, participando efetivamente desse processo de modo que todos voltem seus olhos para a criança, sem duvida alguma, produz efeitos essenciais para a construção de uma aprendizagem significativa, capaz de transformar o espaço em que vive.
O filosofo inglês William Godwin cita: “o verdadeiro sentido da educação, como em qualquer outro processo moral, é produzir felicidade.” Só se produz felicidade quando se sonha junto, quando se traça metas, quando se conquista o saber com segurança, autonomia e amor.

Quando família e escola educam com os mesmos critérios, as diferenças entre os dois ambientes se reduzem, e quem ganha é a criança.

Sagitário.

Como compreender a criança de Sagitário

A criança de Sagitário nasce sob a influência de Júpiter, o planeta da expansão; seu elemento: Fogo. Cheio de vida, feito para a felicidade, o bebê de Sagitário encanta a família com sua alegria e sorriso aberto. Adora o contato e a comunicação, é carinhosa e cheio de energia. É capaz de se adaptar a qualquer situação, mas como “filho do fogo”, precisa de espaço, mudanças e novidades. Nunca terá problemas para mudar de escola (se for necessário), pois adora conhecer novos amigos.

É uma criança muito sociável, que cria vínculos rapidamente. Gosta mais de companhia e das reuniões familiares que de atividades solitárias, como a leitura. Sua flexibilidade lhe permite driblar qualquer situação. Quando pequeno, precisa se sentir amado e mimado. Já maiorzinho, prefere as saídas em grupo, os acampamentos de férias e os intercâmbios interculturais. Não tenha dúvida: esse é o seu treinamento para correr o mundo e ver novos horizontes!

A criança de Sagitário gosta de desafios, de superar limites e detesta a rotina. Como se interessa por tudo, é preciso ajudá-la a encontrar seu caminho. Sua impulsividade pode levá-la a escolher uma direção que, no fundo, não deseja. Não tente influenciar sua decisão. Em vez disso, ofereça argumentos para que ela mesma possa analisar e decidir o que deseja fazer.

Jogos e Atividades. Decore seu quarto com tons de azul. Inclua livros, cavalinhos de madeira, música e uma cadeira de balanço. Quando começar a engatinhar, percorrerá todos os cantos da casa. Não tente mantê-la grudada na barra de sua saia! A criança sagitariana precisa de espaço e é muito independente. Inquieta e travessa, gosta de histórias de aventura, piratas e guerreiros. Os nascidos com esse signo solar também adoram brincar de interpretar seus personagens favoritos, fazendo-os ganhar vida de acordo com as próprias expectativas. Para as meninas de Sagitário, nada por ser mais mágico que montar um castelo, uma pirâmide ou um cenário para uma tarde de princesa com as amigas. Também adora estar em contato com a natureza e praticar qualquer atividade ao ar livre.

Veja como conviver com uma criança de Sagitário e manter a serenidade:

A criança de Sagitário gosta de se concentrar emuma única tarefa, e é muito firme em suas resoluções. Ajude-a com atividades que convidem à reflexão.

O entusiasmo que esbanja com generosidade é um dom maravilhoso, mas precisa ser canalizado para que não seja desperdiçado. Da mesma forma, lidar com sua natureza irrequieta exige uma grande dose de paciência. É imperativo ajudá-la a explorar suas potencialidades e interesses para que consiga canalizar tanta energia da melhor forma possível. As conquistas aumentarão seu entusiasmo tanto na escola como nos esportes e atividades extracurriculares.

A criança de Sagitário transborda vitalidade, e à media que cresce, surpreenderá você pela profundidade de seu intelecto e suas aptidões. Desde pequena, possui grande intuição, que a leva a perceber com clareza as injustiças. Sua capacidade de escutar, sua atenção e respeito pelos outros fazem do pequeno sagitariano um amigo sincero e amado.

⁠Que o amor que aquece nossos corações nos dê forças para criamos, com nossas crianças, memórias afetivas em tempos de Pandemia e Esperança!

Inserida por Lauriana-Paiva

Sempre reflito sobre as duas mulheres que levaram a Salomão uma criança, pleiteando a sua maternidade e uma delas declarou o seu instinto quando concordou da decisão do sábio Rei em cortar a criança ao meio.
A maternidade é uma doença incurável. Em alguns casos, a paternidade...

Inserida por jozedegoes

Quando fui criança pensei como seria meu futuro com realizações de projetos, com aquisições de bens matérias e conquistas do homem família. Hoje cheguei, nos projetos, nos bens matérias e em um homem de família, mais não estou realizado ainda, falta-me chegar ao futuro.

Inserida por marcoscosta

E por ser criança ninguém percebeu a dor dos maus -tratos que ele sofria na própria casa.

Inserida por andrelina_lima

É extraordinário o que o ambiente familiar salutar causa na formação de crianças que tem em nós o exemplo para poderem se transformar em homens de bem.

Inserida por MirnaRosa

Crianças feridas

Nessa noite, me peguei a pensar
na vida, dos tempos de infância e
adolescência e como aquelas
crianças feridas ainda estão dentro
de mim mesmo depois de tantas
primaveras e como elas
influencia minha vida adulta.

No trabalho, na vida familiar,
nos relacionamentos, nos trazendo
medo e angustia.

O que pude ver, é que devemos
deixar fluir e perdoar todos que nos fizeram
algum mal no passado, para que esse choro
das crianças feridas dentro de nós
possa ir e vire um doce e lindo sorriso.

Inserida por LTe

Quando eu era criança escutava minha avó dizer: O sangue mata o corpo. E eu não entendia isso. Hoje, entendo que a família quando não te impulsiona a vencer na vida, ela mesmo te joga no buraco.⁠
Que triste isso!!!

Inserida por Karinalima123