Mestre budista, escritor, poeta e um das mentes que mais contribui para o movimento do mindfulness, a arte de viver plenamente com consciência no presente. 

Selecionamos as 20 frases de Thich Nhat Hanh que são poderosos conselhos para viver na base da paz, da consciência e do amor. 

1. Thich Nhat Hanh sobre a vida 

Nossa própria vida tem que ser nossa mensagem.   Thich Nhat Hanh

Nossa própria vida tem que ser nossa mensagem. 

Thich Nhat Hanh

Simples, claro e preciso: que tipo de mensagem você passa com a vida que você leva? Este conselho do líder espiritual nos faz pensar sobre a nossa jornada! 

2. Pratique o mindfulness

O momento presente é cheio de alegria e felicidade. Se você está atento, você vai ver.

Thich Nhat Hanh

Concentre-se no agora, abra os olhos e esteja consciente de tudo que acontece a sua volta: esta é a filosofia por trás do mindfulness que tanto prega o mestre. 

3. Estar em êxtase não é felicidade 

Muitas pessoas pensam que excitação é felicidade… Mas quando você está excitado, você não está em paz. A verdadeira felicidade é baseada na paz.   Thich Nhat Hanh

Muitas pessoas pensam que excitação é felicidade… Mas quando você está excitado, você não está em paz. A verdadeira felicidade é baseada na paz. 

Thich Nhat Hanh

Esta frase de Thich Nhat Hanh diz muito sobre como encaramos a nossa vida: todo mundo tende a encarar paixão, êxtase, euforia com felicidade. Mas o mestre diz o contrário: a verdadeira felicidade está na tranquilidade. 

4. Pratique a compaixão 

Olhe flores, borboletas, árvores e crianças com olhos de compaixão. A compaixão vai mudar sua vida e torná-la maravilhosa.

Thich Nhat Hanh

Nada como ser sensível às coisas do mundo como se tudo fosse um milagre. O monge diz muito em suas palestras sobre encararmos cada novo dia como uma oportunidade incrível da vida. Você está fazendo isso hoje? 

5. Não tenha medo do desconhecido

xnaslkdAs pessoas têm dificuldade em deixar de sofrer. Por medo do desconhecido, eles preferem o sofrimento que é familiar.   Thich Nhat Hanh

As pessoas têm dificuldade em deixar de sofrer. Por medo do desconhecido, eles preferem o sofrimento que é familiar. 

Thich Nhat Hanh

Quantas vezes você já se manteve em uma situação de sofrimento por medo de mudar? O mestre budista deixa clara a sua opinião: não tenha medo do que não lhe é familiar, vá em frente! 

6. Uma frase de Thich Nhat Hanh sobre a esperança 

A esperança é importante porque pode tornar o momento presente menos difícil de suportar. Se acreditarmos que o amanhã será melhor, podemos suportar uma dificuldade hoje. 

Thich Nhat Hanh

Precisa dizer mais alguma coisa? Seja positiva (o), acredite que o amanhã será melhor! 

7. Valorize o que você nas mãos neste momento 

É possível viver feliz no aqui e agora. Tantas condições de felicidade estão disponíveis - mais do que suficiente para você ser feliz agora. Você não precisa correr para o futuro para conseguir mais.   Thich Nhat Hanh

É possível viver feliz no aqui e agora. Tantas condições de felicidade estão disponíveis - mais do que suficiente para você ser feliz agora. Você não precisa correr para o futuro para conseguir mais. 

Thich Nhat Hanh

Muitas pessoas vivem buscando alegria no passado ou pensando no futuro, e aí esquecem que o presente também é maravilhoso! A filosofia de Thich Nhat Hanh é toda baseada em viver o agora. 

8. Livre-se do que já não te faz bem

O budismo ensina que a alegria e a felicidade surgem do desapego. Por favor, sente-se e faça um inventário da sua vida. Há coisas em que você está se apoiando que realmente não são úteis e privam você de sua liberdade. Encontre a coragem para deixá-los ir.

Thich Nhat Hanh

Uma descrição simplificada e bem precisa do budismo traz um conselho de vida valioso do mestre: se já não te serve mais, deixe ir! 

9. Um conselho valioso de Thich Nhat Hanh sobre o amor

Você deve amar de tal maneira que a pessoa que você ama se sinta livre.  Thich Nhat Hanh

Você deve amar de tal maneira que a pessoa que você ama se sinta livre.

Thich Nhat Hanh

Tem coisa mais importante numa relação do que você se sentir livre mesmo estando com alguém? Para o líder espiritual, parece que não. 

É bom botar a mão na consciência e refletir: as pessoas que você ama sentem-se livres? 

10. Entenda que, se é amor, tem que te fazer feliz

O amor verdadeiro sempre traz alegria para nós e para aquele que amamos. Se nosso amor não traz alegria para nós dois, não é amor verdadeiro

Thich Nhat Hanh

Outro pensamento maravilhoso de Thich Nhat Hanh sobre o amor! Só é verdadeiro se te faz feliz! 

11. Esteja aberta (o) a novas perspectivas 

Para que as coisas se revelem a nós, precisamos estar prontos para abandonar nossas visões sobre eles.  Thich Nhat Hanh

Para que as coisas se revelem a nós, precisamos estar prontos para abandonar nossas visões sobre eles.

Thich Nhat Hanh

Sem pré-julgamentos será possível enxergar novas coisas em velhas pessoas, lugares e atividades, é o que diz essa frase de Thich Nhat Hanh. 

12. Thich Nhat Hanh sobre atenção 

As energias da atenção plena, concentração e percepção podem nos libertar de nossa ansiedade e preocupações. Soltamos o passado e o futuro e entramos em contato com as maravilhas do presente. 

Thich Nhat Hanh

E sabe como você pode alcançar essas coisas todas de que fala o mestre budista? Segundo ele próprio, através da meditação! 

13. Segundo Thich Nhat Hanh, amor é estar presente 

Quando você ama alguém, a melhor coisa que você pode oferecer é a sua presença. Como você pode amar se você não está lá?  Thich Nhat Hanh

Quando você ama alguém, a melhor coisa que você pode oferecer é a sua presença. Como você pode amar se você não está lá?

Thich Nhat Hanh

Não precisa dizer muita coisa: apenas responda a pergunta feita na frase e você saberá se está fazendo certo! A mesma coisa caso tenha dúvida se alguém ama você :)

14. Bloqueie as tempestades 

A raiva é como uma tempestade que surge do fundo da sua consciência. Quando você sentir isso chegando, volte seu foco para a sua respiração.

Thich Nhat Hanh

Todo mundo sabe que tomar decisões com raiva pode causar grandes estragos. E Thich Nhat Hanh diz como você pode afastar esse sentimento ruim quando sentir que ele está se aproximando. 

15. Thich Nhat Hanh fala sobre beleza 

Ser linda significa ser você mesmo. Você não precisa ser aceito pelos outros. Você precisa se aceitar.  Thich Nhat Hanh

Ser linda significa ser você mesmo. Você não precisa ser aceito pelos outros. Você precisa se aceitar.

Thich Nhat Hanh

Até um monge de mais de 90 anos sabe que o segredo da beleza é o amor-próprio! E então, você já começou a praticar? 

16. Conheça o poder das suas palavras 

Às vezes uma ou duas palavras amáveis são suficientes para ajudar alguém a desabrochar como uma flor.

Thich Nhat Hanh

E então, você já ajudou uma flor a desabrochar hoje?

17. Saiba como amar 

Amar sem saber como amar fere a pessoa que amamos.  Thich Nhat Hanh

Amar sem saber como amar fere a pessoa que amamos.

Thich Nhat Hanh

Isso significa ser consciente dos seus atos, palavras, e ações. Lembra aquela história de focar no presente e prestar bastante atenção no agora? Isso também é valioso para o amor!

18. Seja consciente sobre tudo que faz, inclusive a alimentação

Ao comer carne, compartilhamos a responsabilidade das mudanças climáticas, a destruição das florestas e o envenenamento do nosso ar e água. O simples ato de se tornar um vegetariano fará a diferença na saúde do nosso planeta.

Thich Nhat Hanh

Como a maioria dos budistas, Thich Nhat Hanh também segue uma dieta vegetariana, pois sabe o impacto negativo que o consumo de carne traz para o planeta.

Está aí outro conselho do mestre para viver melhor. 

19. Saiba que você é o que você sente 

Somos aquilo que sentimos e percebemos.  Se estamos zangados, somos a raiva.  Se estamos apaixonados, somos o amor.  Thich Nhat Hanh

Somos aquilo que sentimos e percebemos. 
Se estamos zangados, somos a raiva. 
Se estamos apaixonados, somos o amor.

Thich Nhat Hanh

E então, que tipo de sentimento você quer que te defina? Uma frase provocante, não é?! 

20. E um último conselho de Thich Nhat Hanh: mostre para o seu lado sombrio que você é melhor! 

O sofrimento não é suficiente. A vida é terrível e maravilhosa! Como posso sorrir quando estou cheio de tanta tristeza? É natural – você precisa sorrir para sua tristeza porque você é mais do que ela.

Thich Nhat Hanh 

É o popular “rebolar na cara da tristeza”: levanta, sacode a poeira dá a volta por cima 😉