Coletivo de Uvas

Cerca de 100 frases e pensamentos: Coletivo de Uvas

A raposa e as uvas

Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:

- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.

Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.

Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar.

Sucesso é um esporte coletivo. Demonstre gratidão a todos os que colaboram com suas vitórias.

Nós temos uma ótima impressão do futuro !... ( Divisa de uma empresa gráfica que prioriza a sustentabilidade em suas atividades ).

Inserida por RITAMENINAFLOR

Aquilo que não traz utilidade ao enxame, tampouco é útil à abelha.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

Até pra fazer um bom vinho, você tem que saber a hora de parar de pisar nas uvas. Tanta gente pisando nos outros e depois quer tomar vinho bom.

Volta Raposa? Já separei algumas uvas e galinhas pra te animar a face. Volta? A toca é muito sem graça sem você...

Transmutação: as uvas precisam ser esmagadas para fazer vinho. Os diamantes são formados sob pressão. As azeitonas são prensadas para libertar azeite. As sementes crescem na escuridão. Sempre que se sentir esmagado, sob pressão, pressionado ou na escuridão, você está em um lugar poderoso de transformação e transmutação.

Ser solitário para ser sincero e puro na alma. O homem ente coletivo - é um ser corrupto.

A teoria do inconsciente coletivo (jung) explica nossa contradição. O conflito existencial entre o homem comum e o homem coletivo que precisa marcar sua passagem e devolver a raça humana a sua dignidade

O meu direito não acaba onde o seu inicia, pois o Direito não é individual mas coletivo.

O pensamento coletivo não exerce a mínima influência em minha tomada de decisões. Agradando a Deus e à minha consciência, já tenho toda aprovação de que preciso!

Embora complexa, a vida é simples. É individual.

Viver é o desafio. É interativo. É coletivo.

Síndrome de Adão e Eva. Um arquétipo do inconsciente coletivo.

Arquétipo é um termo que foi muito utilizado por Carl Gustav Jung que se consagrou na psicologia referindo-se aos símbolos presente em nosso inconsciente coletivo,também denominado inconsciente humano. Estes símbolos, modelos ou marcas nascem da constante repetição de experiências vividas por várias gerações. Alguns destes arquétipos são tão antigos, que se confundem com a existência do próprio ser humano sobre a face da terra.

Não estamos explorando se estas histórias ou mitos existiram, mas sim o que elas representam na constituição e construção da psique humana.

A história de Adão e Eva nos remete ao primeiro casal humano sobre a face da terra. Segundo o relato, eles viviam no paraíso, onde toda a tarde Deus vinha ao encontro do casal passear com eles. Até que em uma tarde, Deus procurou o homem e este se escondeu. Deus chamou e após alguns minutos Adão veio de encontro a Deus e se seguiu o diálogo:

Onde estavas? ( Genesis 3- 09/13)

Ouvi a tua voz no jardim tive medo e me escondi.

E tu comeste da árvore que te ordenei que não comesses?

Disse Adão: A mulher que tu me deste como esposa, ela me deu e eu comi.

E ao perguntar a Eva se ela havia comido do fruto respondeu:

A serpente me enganou e eu comi.

O Ser humano carrega dentro de si a síndrome de Adão e Eva. Onde Eva não assume a responsabilidade de sua ação, mas sim coloca em um terceiro personagem a culpa se eximindo de sua participação ativa , comer. “ A culpa é do Outro”.

E Adão culpou a quem? A Eva? Não! Ele também não assumiu a responsabilidade de seu ato e coloca a culpa em Deus. Foi a mulher que Tu me deste. “ A culpa foi de Deus”.

Carregamos em nosso inconsciente coletivo este fruto. O fruto da transferência de responsabilidade. Ou a culpa é do outro ou é de Deus. Ou é Deus que sabe ou não sabe, é se Deus quer ou não quer. Não assumimos a responsabilidade de sermos responsáveis por nossa vida neste planeta.

Queremos um guia, um guru, um Pai, um protetor, pois sou criança e criança não assume responsabilidade e não pode dirigir a sua vida, tem que ter um tutor.

É chegada a hora do ser humano assumir a responsabilidade do seu caminho, de sua experiência neste planeta, de assumir a responsabilidade e ser 100% responsável por tudo que ocorre em sua vida, de ser adulto. De ver Deus como a plenitude te tudo o que há, e não somente um Pai protetor, de ser o criador e autor de sua própria história, se tornando consciente de seus processos, de suas programações limitantes, de suas crenças não investigadas, de suas sombras, de seu Ser Divino.

Bom caminho neste lindo planeta terra.

Sílvia Serpa. Psicoterapeuta Transpessoal, Cientista do Sentir (SoCiS), Facilitadora e instrutora da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular).

⁠Alguém tem se conscientizar que dá para fazer política sem danificar o pensamento coletivo.

Conviver é sempre abrir mão de elementos da minha liberdade, esperar que os outros abram mão de um pouco da liberdade deles e, juntos, possamos achar um ponto onde o “nós” seja possível.

Cada descoberta, cada progresso, cada aumento da riqueza da humanidade, tem o seu princípio no conjunto do trabalho manual e cerebral do passado e do presente. Logo, com que direito poderia alguém apossar-se da menor parcela desse imenso patrimônio e dizer: "Isto é meu, não é vosso"?

Vivemos numa sociedade que valoriza a vitimização coletiva! Chega a ser patético a condição mental destas, não existe vilões e mocinhos! Estamos todos num mesmo barco!

A verdade liberta, a transparência posiciona, a palavra abre portas e a disposição coletiva consagra.