Coleção pessoal de RonaldoSousaVeloso

1 - 20 do total de 135 pensamentos na coleção de RonaldoSousaVeloso

⁠Já vivo o que antes era meu maior temor. Não, não meu maior temores. Meus maiores temores se descrevem em frases terminadas em "para sempre" e "nunca mais". O que vivo, já se inicia em "talvez".

Ronaldo Sousa Veloso

⁠O céu do crepúsculo, o toque de fulgor entre a tarde e a noite, é um convite à saudade dos Dias de Bem-Aventurança, quando falta alguma havia, pois embora nada que hoje temos existisse, o Essencial era tudo que se tinha.

Ronaldo Sousa Veloso

Aqueles com certeza tão concreta de sua própria derrota talvez só sejam vítimas de seus conceitos equivocados de vitória. ⁠Que adversário humano há para o potencial de alguém como a diminuição que esse mesmo faz de suas próprias capacidades?

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Devem estar quase na mesma posição agora, as estrelas. Lá no céu, formando quase o mesmo mosaico que mostraram na última vez que nos vimos. Quantas vezes mais esse mosaico se repetirá até nos vermos de novo?

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Perdi, pois, para sempre, os meios pelos quais posso oferecer esse sentimento a qualquer outro. Mas certamente não estou triste, pois esse foi o caminho que escolhi.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Dance vigorosamente e sem medo a melodia única que toca sua alma, através de todas as batidas do seu coração.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠⁠Amor incondicional:
É amar devido ao tempo e não apesar dele.
É amar sem compreender distâncias e ao mesmo tempo, sentir cada uma.
É amar sem conseguir esquecer, mas ainda se preocupando em lembrar.
É amar mesmo estando só, porque se tem quem ama em si e um pouco de si em quem se ama.
É amar sorrindo por um olhar e bem olhando para cada sorriso.
É amar sem condições, mas sabendo todos os motivos.
O simplesmente amar muito difícil de entender.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠No final, gentileza e paciência sempre sairão menos custosas que o quinhão da arrogância. Pois o quinhão da arrogância é a solidão nas adversidades e o da gentileza, que é ser causa de sorrisos, é ter companhia e apoio nas lágrimas.

Ronaldo Sousa Veloso

Sábios não desdenham de seus maiores desafios. Eles os admiram, respeitam e os honram como oportunidades de aprendizado.⁠

Ronaldo Sousa Veloso

É evidente que é preciso ser muito sonhador para produzir grandes ideias e ao mesmo tempo, louco o bas⁠tante para persegui-las.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Fato é que a mente dos homens pode ser tanto seu santuário como sua prisão. A minha em particular, por tanto tempo tem dançado no limiar entre os dois, que bem mistura em sua valsa o sonho e a insanidade.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Dias tantos passei naquele claustro, que sua paisagem muito se impregnou em meus olhos: o meio-dia equivalente à noite mais enluarada, as pontiagudas montanhas como dentes da terra contra a face do céu, e as florestas de inúmeras árvores e nenhum som. Desafortunados os pés que conduzem ao Vale das Lágrimas, vitimados os olhos que o atravessam, e estupendamente fortes os corações que dele obtêm saída.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Nossos destinos uma vez se cruzaram para que um dia, na certeza de que seria para nosso bem, viessem a se separar. Agora bem conheço essa certeza. Pelo menos, tanto quanto sou ciente de que uma parte minha se foi com você.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠⁠⁠Nasce mais um dia. Vem a aurora em saudação aos meus olhos, atravessando as cores vítreas no topo da janela. Que graça é aos olhos desse insone que vos fala: poder testemunhar a subida do Sol, em cuja comitiva se encontram as aves, todas orquestrando uma invejável sinfonia com seu canto.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Sem fé, o amanhã será apenas mais um dia.
Com fé, o amanhã se torna uma oportunidade.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Que seja seu coração não uma âncora contra, mas aquele que mais se felicita pelo voo de sua alma.
É rumo à Eternidade.

Ronaldo Sousa Veloso

⁠10 de dezembro: por quantos anos mais o raiar desse dia me trará tão profunda nostalgia, daquele dia em que tive tanta coragem? Talvez dele já até tivesse esquecido se menos imprevisíveis tivessem sido os acontecimentos que a ele sucederam. Não estou triste, esclareço.
Só mais interno e saudoso que o costume.

Ronaldo Sousa Veloso

E um dia, talvez, hei de fitar essa mesma concha e inquirir, então, as estrelas com os olhos. Elas também me observarão, do alto. Não me parecerão solitárias, embora tempo e espaço incomensuráveis as separem. Da mesma forma, eu mesmo, nesse orbe tão povoado de almas, parecerei sempre acompanhado, cercado de outras existências. Mas assim como o silêncio entre elas, só a concha em minha mão atestará o arrependimento e a saudade que é dele resultante.

Que nada falem, então, aqueles que pouca capacidade têm de sentir ou que, sobre isso, nada entendem ou nunca viveram.
Que fique o assunto de meus fardos entre mim e o infinito.

Ronaldo Sousa Veloso

A esse sentimento maldito, digo: se intenciona me consumir, antevejo que falharás, visto que há uma faísca indestrutível de amor e esperança que habita em meu ser. Se em qualquer momento, por qualquer coisa, não desisti, foi porque ela recordou-me das razões certas pelas quais lutar. ⁠

Ronaldo Sousa Veloso

⁠Todos os dias, o cosmos me chama para casa, mas não tenho poder para atendê-lo e só o respondo, na dor de uma profunda saudade, com as desesperadas batidas de meu coração.

Ronaldo Sousa Veloso