Coleção pessoal de LEandRO_ALissON

1 - 20 do total de 3033 pensamentos na coleção de LEandRO_ALissON

Não existe, neste mundo todo, uma superioridade real que possa ser separada de uma vida correta.

O mundo se detém para deixar passar
o homem que sabe onde vai.

"A melhor forma de controlar o homem é fazê-lo sem que ele tenha consciência de que é controlado, e a melhor forma de fazer isso é através da manipulação sistemática das paixões, pois o homem tende a se identificar com elas. Ao defendê-las, ele defende sua 'liberdade', que usualmente enxerga como a habilidade ilimitada de realizar seus desejos, sem, na maior parte do tempo, entender como é fácil manipular essas paixões desde o interior."

Todo o homem que encontro me é superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele.

Sou amigo de Platão, mas sou mais amigo da verdade.

Toda a ordem dos céus e todas as coisas que preenchem a terra - em suma, todos aqueles corpos que compõem a enorme estrutura do mundo - não possuem nenhuma subsistência sem uma mente.

Nada é mais óbvio que a existência de Deus.

"Basicamente, o diálogo é o único vínculo capaz de unir duas pessoas, seja no casamento ou na amizade. Mas, para que haja diálogo, é necessário que existam interesses comuns. E entre duas pessoas de nível cultural totalmente diverso, o único interesse comum possível só pode existir ao nível mais baixo".

Em última instância, o combustível de todo companheirismo, seja num casamento ou
numa amizade, é a conversa.

⁠"A vida é um câncer incurável no corpo da morte. Mas, onde houver vida, aí haverá libido, quer dizer, ação do princípio do prazer, busca da felicidade."

⁠"Talvez não haja exagero em dizer que amar alguém para modificá-lo significa querer assassiná-lo."

⁠"Pode-se falar em felicidade quando a união dual rompida consegue se manter, pelo menos até certo ponto, sob uma forma sublimada – através de interesses intelectuais ou profissionais (livros, cartas, músicas, a busca de interesses em comum do passado)."

⁠“Em mil anos seremos esquecidos. A Idade Média perderá seu título de era das trevas, e nós receberemos essa maldição. Lembrarão de nós como mimados, ressentidos e covardes.”

⁠Saiba falar. Saiba escrever. Caso contrário, será eternamente um bêbado balbuciando coisas sem sentido – ainda que nunca tenha provado uma gota de álcool.

⁠Se não existe a imortalidade da alma, então não existe tampouco a virtude, logo, tudo é permitido.

⁠“Todo povo que não sabe domar-se nas suas paixões de momentos - e esta é uma lei histórica de fácil verificação, escreve Jackson de Figueiredo - e se faz presa dos instintos revolucionários, todo o povo que se deixa guiar pelas mediocridades cujo único brilho é a impaciência, toda nação em que o fenômeno da demagogia domina na esfera política, é, mais tarde ou mais cedo, objeto de irreconciliáveis divisões entre os próprios filhos, desaparece na luta entre interesses opostos e por fim torna-se pasto da ambição estrangeira.”

"⁠O que nos torna humanos é o fato de que tudo aquilo que imaginamos, raciocinamos, recordamos, somos capazes de vê-lo como um conjunto e, com relação a este conjunto, podemos dizer um sim ou um não, podemos dizer: 'É verdadeiro', ou: 'É falso'. Somos capazes de julgar a veracidade ou falsidade de tudo aquilo que a nossa própria mente vai conhecendo ou produzindo, e isto não há animal que possa fazer."

⁠A menos que eu creia em Deus, não posso crer no pensamento: então eu nunca posso usar o pensamento para descrer em Deus.

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.

⁠"De todos os bens humanos, a inteligência – e inteligência não quer dizer senão consciência – se distingue dos demais por um traço distintivo peculiar: quanto mais a perdemos, menos damos pela sua falta. Aí as mais óbvias conexões de causa e efeito se tornam um mistério inacessível, um segredo esotérico impensável. A conduta desencontrada e absurda torna-se, então, a norma geral."