Existem 3 tipos de citação na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): a citação direta (curta e longa), a citação indireta e a citação de citação.

Quando fazemos uma referência a um texto extraído de um livro, jornal, revista, site ou qualquer outra mídia, devemos utilizar essas técnicas e normas para incorporar textos e informações de maneira adequada ao nosso trabalho acadêmico. Aprenda como fazer.

Citação direta | Citação indireta | Citação de citação

Citação direta

A citação direta deve ser utilizada quando você deseja transcrever na íntegra parte do texto de um autor. Existem dois tipos de citação direta: a curta e a longa.

Citação direta curta

A citação direta curta apresenta parte do texto de um autor na íntegra e possui menos de 3 linhas. Ela deve ser usada entre aspas no seu texto sem alteração na formatação.

Exemplo 1

“A lei do amor é fácil de entender nas demais cidades, pois é simples a sua determinação; aqui porém ela é complexa” (PLATÃO, 1972, p. 22).

Exemplo 2

Segundo Platão (1972, p. 22) “A lei do amor é fácil de entender nas demais cidades, pois é simples a sua determinação; aqui porém ela é complexa”.

Citação direta longa

A citação direta longa apresenta parte do texto de um autor na íntegra quando possuir mais de 3 linhas. Ela deve ser usada sem aspas, com recuo de 4 centímetros, fonte de tamanho 10 e espaçamento simples.

Exemplo

Exemplo de citação longa

Citação indireta

A citação indireta é utilizada para expressar com as suas palavras a ideia de um autor. Esta paráfrase (afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras) deve ser utilizada ao longo do texto, sem recuo ou alteração da formatação.

Exemplo 1

O filósofo grego diz que o amor é dos deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso para a felicidade, tanto em sua vida como após a sua morte (PLATÃO, 1972).

Exemplo 2

Platão (1972, p. 20) diz que o amor é dos deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso para a felicidade, tanto em sua vida como após a sua morte.

Citação de citação

A citação de citação deve ser utilizada quando você apresenta a ideia ou texto de um autor citado por outro autor. Ela pode vir acompanhada do termo em latim apud, que significa “junto a, perto de, em”, ou pode ser utilizada com a expressão “citado por” ou “citada por”.

Exemplo 1

De acordo com Platão (1972, apud LIMA, 2018, p. 34), “a lei do amor é fácil de entender nas demais cidades, pois é simples a sua determinação; aqui porém ela é complexa”.

Exemplo 2

Segundo Platão (1972, p. 22), “a lei do amor é fácil de entender nas demais cidades, pois é simples a sua determinação; aqui porém ela é complexa” (apud LIMA, 2018, p. 34).

Exemplo 3

De acordo com Platão (1972, p. 22), conforme citado por Lima (2018, p. 34), “a lei do amor é fácil de entender nas demais cidades, pois é simples a sua determinação; aqui porém ela é complexa”.

Veja também:

As melhores citações para redação