Além de ajudar a manter as pessoas que você ama sempre por perto, demonstrar agradecimento pelas coisas boas da vida também pode ser um excelente remédio para manter o equilíbrio mental.

Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito.

Augusto Branco

Confira quais os principais benefícios que ser uma pessoa mais grata vai trazer para o seu dia a dia!

1. Deixa o ambiente ao seu redor mais feliz

Ser grato é reconhecer o esforço, a dedicação e o carinho do próximo, atitude esta que estimula relações mais amáveis e baseadas na compreensão. A gratidão faz você ter empatia e, consequentemente, atrair boas energias para o seu lado. 
Não deixe de verbalizar a sua gratidão. Deixe o orgulho de lado e saiba agradecer pelos favores que fazem por você, afinal de contas ninguém é obrigado a te ajudar, ok?

frases de gratidão

2. Diminui a ansiedade

Ao tomarmos a atitude de agradecer, estamos abrindo espaço para compartilhar os nossos sentimentos com o próximo, neste caso a gratidão, a humildade e a compaixão. Não "prender" as emoções e se sentir livre para vivê-las positivamente pode ajudar a diminuir (e muito) aquela sensação de ansiedade constante.

Agradecer não custa nada e é mais fácil do que você imagina, mas se ainda não se sente preparado para tal (por vários que sejam os seus motivos), experimente escrever uma carta de agradecimento.

Outro exercício que também pode ajudar a combater a ansiedade é a meditação. Neste caso, separe alguns minutos do dia para fechar os olhos e esquecer os problemas, se concentrando apenas em todas as coisas que você tem a agradecer na vida. 

3. Combate a depressão e melhora a autoestima

Manter uma atitude de gratidão ajuda a melhorar a autoestima e diminui as chances de encarar uma futura depressão. Ao reconhecer os pontos positivos que você tem na vida, sentimentos negativos como a inveja e a frustração não te contaminarão.

Quando acordar, todos os dias, encontre um motivo para ser feliz e repita em voz alta: "Hoje eu sou grato por..." ou "Eu me sinto bem quando...". Você também pode fazer este exercício no final do dia, repetindo antes de dormir: "Minha parte favorita do dia foi...".

4. Melhora a saúde mental

Pesquisadores descobriram que além de reduzir a ansiedade e o stress, manter uma atitude de gratidão também é importante para ajudar as pessoas a superarem traumas. 

Ao sermos gratos por tudo o que temos, mesmo nos momentos difíceis, acabamos por promover a resiliência - capacidade de superar os obstáculos e suportar pressões adversas. 

gratidão

5. Durma melhor

Você passa vários minutos rolando de um lado para outro na cama com a cabeça cheia de pensamentos que não te deixam dormir? Então talvez esteja precisando de usar mais vezes a palavra "obrigado".

Manter um "caderninho de agradecimento" é um excelente exercício para aliviar e tranquilizar a mente antes de dormir. Escreva todos os dias, de preferência antes de deitar, todos os sentimentos de gratidão que você tem. Alguns psicólogos acreditam que, desta forma, ao focalizar em pensamentos agradáveis e positivos, a pessoa conseguirá ter uma noite de sono muito mais tranquila.

6. Faça mais amigos

frases de gratidão

Ao ser uma pessoa grata, você mantém uma ligação mais forte com os demais e o mundo ao seu redor. A simpatia e a empatia, que são típicas das pessoas agradecidas, faz com que as suas relações interpessoais sejam ampliadas e melhoradas.

Quer conhecer pessoas interessantes e fazer mais amigos? Então seja grato com as amizades verdadeiras que você já tem!

7. Faz com que os relacionamentos sejam duradouros 

Demonstrar gratidão ao parceiro(a) é essencial para que uma relação amorosa seja duradoura. Ver e sentir que a sua preocupação, carinho e dedicação para com a pessoa que ama é reconhecida faz com que o respeito e a admiração pelo próximo permaneça constante.

E são os pequenos detalhes que fazem a diferença neste caso, como saber agradecer por ter preparado aquele jantar especial, por ter levado as crianças para brincar no parque, enquanto você aproveitava para terminar um trabalho importante e etc. Assim como as coisas importantes, os pequenos gestos diários também devem ser igualmente valorizados.

casal idosos

E então, preparado para usar mais vezes a palavra "obrigado"? Aliás, será que você sabe os motivos que tem para agradecer? Confira as Mensagens de Agradecimento pelo melhor da vida!