Biografia de Buson

Buson

Taniguichi Buson, depois denominado Yosa Buson (1716-1783), pintor, calígrafo e poeta, um dos quatro mestres do Haicai japonês, ao lado de Matsuo Bashô, Kobayashi Issa e Masaoka Shiki.

Buson, nasceu no subúrbio de Osaka, no Japão, em 1716, vinte e dois anos depois da morte de Bashô, pouco se sabendo sobre sua origem. Em 1737 mudou-se para Edo (atual Tóquio) para estudar pintura e Haicai, na Shômon, a tradicional escola de Bashô. Ao contrário de Bashô e Issa, não teve uma vida de pobreza, sendo um poeta de aristocrática distinção.

Buson fez escola com sua produção, na qual se percebe a busca pela perfeição no verso, atento à forma e ao ritmo empregados no poema. trazer a sensibilidade que faltou a Bashô, com seu capacidade de concretizar em poucos linhas uma imagem, às vezes considerada um tanto fria mas, sempre brilhante, tornou-se universal e a-temporal, e, por isso mesmo, imortal.

Em 1777, Buson publicou o livro “Nova colheita de flores” (Shin-Hanatsumi), dividido em uma seção de Haicais e outra de estudos sobre o gênero. Escreveu mais de dois mil Haicais até sua morte, ocorrida no final do ano de 1783.

Acervo: 27 frases e pensamentos de Buson.

Frases e Pensamentos de Buson

menina muda,
convertida em mulher
já se perfuma

Buson
93 compartilhamentos

chegado para ver as flores,
sobre elas dormirei
sem sentir o tempo

Buson
16 compartilhamentos

Lentos dias se acumulam -
Como vão longe
Os tempos de outrora.

Buson
15 compartilhamentos

Um rouxinol!...
E na hora do jantar
a família reunida.

Buson
23 compartilhamentos

o lutador, na velhice,
conta à sua mulher o combate
que não devia ter perdido

Buson
46 compartilhamentos