Antonio Chagas
Uma coisa é certa: o homem que planeja vingança procura manter suas chagas abertas, caso contrário elas podem sarar, e ele desistir.
Francis BaconFesta no outro apartamento
Anos atrás a cantora Marina compôs com o irmão dela, o poeta Antônio Cícero, uma música que dizia: "eu espero/acontecimentos/só que quando anoitece/é festa no outro apartamento". Passei minha adolescência inteira com esta sensação: a de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar, porém eu não havia sido convidada.
Até aí, nada de novo. Não há um único ser humano que já não tenha se sentido deslocado e impedido de ser feliz como os outros são - ou aparentam ser. O problema está em como a gente reage a isso. A grande maioria que espera "acontecimentos" fica ligada demais na festa do vizinho, se perguntando: como fazer para ser percebido? A resposta deveria ser: percebendo-se a si mesmo. Mas é o contrário que acontece: a gente passa a se vestir como todo mundo, falar como todo mundo, pensar como todo mundo. Só então consegue passe livre: ok, agora você é um dos nossos, a casa é sua.
As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação tão infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias de jornal. As pessoas alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas, então fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando na verdade a festa lá fora não está tão animada assim.
É preciso amadurecer para descobrir que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente. Só que os motivos pra se refugiar no escuro não costumam ser revelados. Pra consumo externo, todos são belos, lúcidos, íntegros, perfeitos. "Nunca conheci quem tivesse levado porrada/todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo". Fernando Pessoa sacando que nada é o que parece ser.
Sua solidão, sua busca por paz interior, seus poucos e leais amigos, seus livros, suas músicas, fantasias, de desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na sua biografia, e pode ser mais divertido que uma balada em algum lugar distante. Pegar carona na alegria dos outros é preguiça, e quase sempre é furada. Quer festa? Promova-a dentro do seu apartamento.
Solidão é quando o coração, se não está vazio, sobra lugar nele que não acaba mais.
Antonio MariaAs amizades que se fundam a partir do interesse, por interesse terminam.
Antonio GuevaraÉ um grande esforço para o pobre obter o que lhe falta, e também um grande trabalho para o rico conservar o que lhe sobra.
Antonio GuevaraEm um coração cheio há espaço para tudo, e em um coração vazio não há espaço para nada.
Antonio PorchiaO coração nunca envelhece. Basta um serviço, um nada, um abraço e tudo nele se ilumina e aquece.
Antônio FeijóA educação é um seguro para a vida e um passaporte para a eternidade.
Antonio GuijarroSei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são,
São aquilo que eu pareço.
O Estado é a organização económico-política da classe burguesa. O Estado é a classe burguesa na sua concreta força atual.
Antônio GramsciÉ preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade.
Antônio GramsciPerco o desejo do que procuro ao procurar o que desejo.
Antonio PorchiaSe o amor cabe numa só flor, então é infinito.
Antonio PorchiaPara falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras.
Padre Antônio VieiraO livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.
Padre Antônio VieiraA boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.
Padre Antônio VieiraHá homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros.
Padre Antônio VieiraMuitos cuidam da reputação, mas não da consciência.
Padre Antônio VieiraQuem quer mais que lhe convém, perde o que quer e o que tem.
Padre Antônio VieiraA ausência é o remédio do amor.
Padre Antônio Vieira