Ariel era uma jovem sereia, filha do rei Tritão. Gostava muito de nadar na superfície do mar e ficar espiando a maneira de como viviam os humanos. Um dia, ela encontrou um navio que afundava e salvou um de seus tripulantes. Ela o levou até a praia e passou a noite cuidando do príncipe desmaiado.

Pela manhã, quando o príncipe Eric acordou, Ariel já havia ido embora e ele só conseguia lembrar da linda voz de sua salvadora.

Os dois se apaixonaram, embora o príncipe não se lembrasse do rosto de Ariel. Ela decidiu que queria casar com Eric e foi conversar com seu pai:

– Minha filha, você é uma sereia, e não pode amar um humano. Os humanos têm pernas e nós temos cauda, portanto você não conseguiria sobreviver fora do mar.

Muito triste, ela foi procurar a Bruxa dos Mares e pediu que sua cauda fosse transformada em pernas. A bruxa pediu em troca sua linda voz.

Ariel concordou com a troca. A bruxa ainda disse que ela teria um mês para conquistar o príncipe, caso contrário, viraria escrava dos mares.

A Pequena Sereia tomou uma poção mágica e depois desmaiou. Quando acordou estava em uma linda praia, com o Eric ao seu lado.

Eles se tornaram amigos, e o príncipe levou Ariel para morar no seu castelo. Contou a ela que estava apaixonado por uma moça, mas apenas se lembrava da linda voz que ouvira.

Como Ariel estava muda, não conseguiu falar de seu amor por ele. O tempo estava passando e a cada dia Eric se encantava mais com a bondade de Ariel.

A bruxa, percebendo isso, resolveu que estava na hora de interferir. Ela se transformou em uma linda moça e foi procurar o príncipe.

Carregava a voz de Ariel em um medalhão pendurado no pescoço. Quando escutou aquela linda voz, Eric achou que havia encontrado a moça que o salvara. Encantado com o acontecimento, foi marcado o casamento, que seria realizado no seu navio.

Saindo do casamento, por acidente, o medalhão caiu no chão e se quebrou. Imediatamente a bruxa voltou a sua antiga forma e Ariel recuperou sua voz.

O príncipe percebeu que estava sendo enganado e expulsou a bruxa do navio. Ele ficou muito feliz porque descobriu que a sua salvadora era Ariel.

Os dois se casaram e o pai de Ariel a transformou em humana para sempre. Ariel e o príncipe Eric foram muito felizes.

Interpretação e moral da história

A história fala sobre um amor mais forte do que tudo. A protagonista é uma sereia adolescente que vive fascinada pelas coisas que pertencem ao mundo terrestre. É assim que, logo na sua primeira visita, acaba se apaixonando pelo príncipe que resgata das águas.

A paixão torna a Pequena Sereia imprudente e irresponsável: ela quer tanto rever o seu príncipe que perde tudo o que tem. Para ir atrás dele, abre mão do mar, da família e até da própria voz.

Quando a situação parece estar perdida, a força do amor vence a maldade da bruxa e seu encantamento é quebrado. Mesmo correndo muitos riscos, Ariel consegue aquilo que desejava: casar com o príncipe Eric.

Aproveite para ver também: