Os livros têm um superpoder especial: nos teletransportar para qualquer cantinho do mundo, do universo ou de lugares mágicos, que só existem na imaginação das pessoas!

As obras abaixo são pequenos exemplos de como a sua jornada pode ser incrível na companhia de bons livros!

1. A série Harry Potter, por J.K Rowling

Livros da Série Harry Potter

Existe lugar mais fantástico do que Hogwarts? E tomar uma cerveja amanteigada depois de passar a tarde passeando por Hogsmeade?

O mundo construído por J. K. Rowling na série de livros do bruxo Harry Potter fascina crianças, jovens e adultos de todas as idades!

Os lugares mágicos, as criaturas e os personagens presentes na história fazem com que o leitor mergulhe profundamente neste universo fantástico!

2. O Maravilhoso Mágico de Oz, por L. Frank Baum

O Maravilhoso Mágico de Oz - Capa

Neste livro, mergulhamos na fantástica Terra de Oz, um lugar mágico e completamente surreal, que com certeza te fará esquecer de todos os problemas da vida real!

Ao acompanhar Dorothy e seus amigos, somos apresentados a diversas paisagens diferentes que L. Frank Baum construiu para montar este universo!

Mapa da Terra de Oz

Caminhando pelas Estradas de Tijolos Amarelos, visitando a Cidade das Esmeraldas, tentando entender o quem são os pequenos “seres” que habitam o País dos Munchkins ou passeando pela Floresta das Árvores Lutadoras no País dos Quadlings…

Este clássico da literatura infantil te levará para lugares onde a sua imaginação nunca esteve antes!

3. O Planeta dos Macacos, por Pierre Boulle

O Planeta dos Macacos - Livro

Já passamos pelos campos mágicos de Hogwarts e pelos bizarros desertos da Terra de Oz. Que tal agora fazer uma visita ao planeta Soror e aos nossos “amigos” símios?

Em “O Planeta dos Macacos”, mergulhamos numa viagem intergaláctica até um planeta distante que é bastante semelhante a Terra, tirando um pequeno detalhe… é governado por grandes (e perigosos) primatas!

4. On The Road, por Jack Kerouac

On The Road - Livro

Neste clássico da geração Beatnik, Jack Kerouac narra as suas andanças pelo interior dos Estados Unidos e México, na companhia de seu amigo Neal Cassady (sob o pseudônimo de Dean Moriarty).

A viagem de Kerouac simboliza o sonho de liberdade de muitos jovens, uma grande influência principalmente para a juventude da década de 1960.

Pegue carona com Jack e embarque nesta icônica jornada!

5. As Crônicas de Gelo e Fogo, por George R. R. Martin

As crônicas de gelo e fogo - livros

Uma das histórias mais incríveis dos últimos anos para quem é fã de literatura fantástica!

Nesta obra de George R. R. Martin, mergulhamos no complexo universo dos continentes de Westeros e Essos (além de outras “terras misteriosas").

Toda a geografia, sistemas políticos e sociais estão tão bem descritos e explicados na história, que é simplesmente impossível o leitor não viajar profundamente por todos os cenários narrados por Martin!

6. O Alquimista, por Paulo Coelho

O alquimista - livro

Paulo Coelho é um dos autores brasileiros mais lidos do mundo e O Alquimista é um dos seus clássicos. Neste livro acompanhamos Santiago em sua viagem com base no mantra de que "quando você quer algo, todo o universo conspira para ajudá-lo a alcançá-lo”.

Impulsionado por um sonho profético, o pastor andaluz ruma em direção ao Egito, encontra pessoas no caminho que o fazem refletir sobre a sua jornada e um sábio alquimista o ensina sobre lendas, objetivos, conquistas e sonhos.

É uma viagem imperdível para quem tem interesse em mergulhar na magia de Paulo Coelho.

7. Comer, Rezar, Amar, por Elizabeth Gilbert

Comer rezar e amar livro

Este ficou muito famoso pelo filme protagonizado pela estrela hollywoodiana Julia Roberts. Uma mulher em crise de meia idade está em busca de se reconectar consigo mesma e, para isso, precisa viajar o mundo.

Depois de constatar que o seu casamento e emprego estáveis não a faziam feliz, Liz embarca em uma viagem por si mesma e pelo aprendizado que acredita encontrar no prazer de comer (Itália), a descoberta da fé (Índia), e a busca pelo equilíbrio emocional e do amor (Bali).

Mergulhamos junto com Liz em culturas totalmente diferentes e riquíssimas e a vontade ao ler a última página é fazer as malas para cair no mundo.

8. Inferno, por Dan Brown

inferno livro

Se você já leu algum livro ou já viu algum filme baseado nas histórias de Dan Brown, o autor de O Código da Vinci, sabe que ele é muito bom em misturar história e suspense.

Aqui, a exemplo de seus outros livros, o professor Robert Langdon tem mais um mistério para solucionar, antes que o mundo seja dominado e destruído por uma organização misteriosa.

Cheio de detalhes históricos, curiosidades de artes milenares e ação, passamos com Robert e uma caça ao tesouro por ícones italianos como o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchio e a Catedral de Santa Maria del Fiore. Na mesma trama, a viagem ainda inclui o Palácio Ducal, em Veneza, e a Basílica de Santa Sofia, em Istambul. Tudo descrito de forma rica e, como não poderia deixar de ser, eletrizante.

9. Um Lugar na Janela, por Martha Medeiros

um lugar na janela livro

A cronista Martha Medeiros é uma das queridinhas brasileiras da época contemporânea. Se você está buscando um livro desses para levar na bolsa e relaxar entre uma atividade e outra, achou o certo.

A primeira edição de Um Lugar na Janela fez muito sucesso e ganhou continuação. No primeiro livro, acompanhamos os relatos de viagem da cronista por Paris, Grécia, Machu Picchu, Fernando de Noronha, Japão, Nova York e Londres. Cada capítulo, ou crônica, é um destino, uma aventura, uma recordação, algumas furadas.

Um livro super divertido para tirar você do lugar em qualquer momento do dia.

10. Grande Sertão Veredas, por de Guimarães Rosa

grande sertão veredas

Dizem que o sertão brasileiro é um dos lugares mais incríveis do mundo. Se depender da imaginação e potência narrativa de Guimarães Rosa, com certeza é.

Nesse clássico da literatura nacional acompanhamos Riobaldo, um ex-jagunço que conta sua epopeia de vida cheia de aventuras, encantos, tragédias e amores. É uma história profunda, cheia de reviravoltas e que oferece ao leitor um panorama do sertão brasileiro de forma incrível.

Não há como não se envolver nas filosofias de Riobaldo sobre a vida e as pessoas. Mesmo quando a viagem acaba, este é daqueles livros que acompanham a gente pelo resto da vida.

11. O Mundo de Sofia, por Jostein Gaarder

o mundo de sofia

Uma viagem filosófica que vai desde o século VII a.C., até o século XVIII dos tempos atuais. Parece complicado? Não é: nós, leitores, somos as Sofias da história.

Neste romance, Alberto Knox, um filósofo de cinquenta anos, ensina Sofia, uma garota de apenas catorze, toda a história da filosofia. Através de cartas, charadas, desafios, o professor guia a garota (e o leitor) por um mundo fantástico onde ela conhece as doutrinas e ensinamentos que, ao contrário do que muitos acham, fazem parte do seu cotidiano atual.

É um livro acessível, obrigatório para quem gosta de refletir, muito divertido para quem gosta de charadas e interessante para quem acha que romance adolescente não pode ser profundo.

12. Kindred, de Octavia Butler

kindred livro

Viagem no tempo, quem aí gosta? Prepara-se para as náuseas, porque além da protagonista ir e voltar no tempo várias vezes nesse livro, ela ainda lida com situações e temas nada fáceis de digerir.

Dana é uma mulher negra contemporânea, do século XX. De repente, um dia, acaba indo parar no passado do século XIX, onde as práticas escravagistas a colocam em situações muito delicadas. Cada vez que volta no passado, a situação só piora, porque ela se envolve mais com os seus ancestrais.

É uma espécie de fantasia sombria que garantiu à autora, Octavia Butler, o título de “A Grande Dama da Ficção Científica”. Impossível ficar indiferente.

13. O Guia do Mochileiro das Galáxias, por Douglas Adams

O Guia do Mochileiro das Galáxias livro

Um clássico nerd que, como o título denuncia, vai te levar para a viagem mais hilariante e maluca que você pode ter nas galáxias.

O inglês Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect tem que partir em uma viagem pela galáxia quando Artur acorda um dia com a sua casa, e planeta, sendo destruídos. Uma vez que você embarca na viagem com eles, não há mais como largar.

De ritmo acelerado, muitas passagens engraçadas e um mundo autêntico e apaixonante, este livro é um prato cheio para quem gosta de ficção científica. É só sentar em um lugar tranquilo, separar a sua toalha e se divertir.

14. A Torre Negra, Stephen King

A Torre Negra livros

A obra-prima do escritor de terror mais elogiado do mundo vai te levar para um universo de fantasia, faroeste, ficção científica e terror impossível de não se apegar.

A série A Torre Negra conta com 8 livros, que tomaram mais de 30 anos de dedicação da carreira do escritor. Sem dúvida muito bem aproveitados. Nela acompanhamos “O Pistoleiro”, Roland Deschain, em sua busca insaciável pela Torre, o centro do universo, que sustenta todas as realidades.

Criaturas misteriosas, personagens de vários tempos diferentes e uma narrativa cheia de detalhes tornam a história um épico fantástico imperdível. Vale a pena embarcar na viagem.

15. O Caminho de Casa, Yaa Gyasi

o caminho de casa livro

A escritora ganense lançou o seu livro de estreia em 2016 e logo entrou para a lista dos mais vendidos do The New York Times. Uma narrativa poderosa que alcançou vários prêmios e vai te levar do século XVIII aos dias atuais.

Effia e Esi são as irmãs protagonistas da história. Elas nunca se conheceram, tiveram infâncias diferentes, mas seus destinos entrelaçam a história que mostra a realidade africana escravagista e as feridas abertas pela época até as gerações atuais.

Um romance que dilacera, te leva para realidades muito diferentes e impactantes e relata uma viagem necessária para compreender o mundo como vivemos hoje.