Abram alas e deixe-me passar com meu... Yára Uchôa Barreto

Abram alas e deixe-me passar com meu amor-próprio!

Em um mundo em que princípios e valores estão em baixa, dignidade tornou-se coisa rara! E é sempre tão bom a preservação de qualidades que enaltecem nossos espíritos, contribuindo para que sejamos seres humanos melhores, mais voltados para o bem, tornando-nos menos egoístas, arrogantes e consequentemente desejosos de cultivar paz e amor em nossos corações.
Com isso não quero dizer que devemos a tudo nos submeter, falando sim quando gostaríamos de dizer não, permitindo que nos ofendam e humilhem quando bem entendem, abusando da nossa educação, gentileza, boa fé, assim como nossos bons sentimentos sempre inclinados ao bem.
Não, não se trata disso, muito pelo contrário, amor-próprio é fundamental em toda e qualquer situação.
Todavia o mundo encontra-se repleto de gente que não quer ou não consegue entender a diferença existente entre ser uma pessoa orgulhosa, vaidosa e alguém que preza por seu amor-próprio e, consequentemente, deseja respeito para consigo.
De todos os amores, o próprio vem em primeiro lugar, só o tem aqueles que antes de amar o próximo amam a si mesmos, até porque não faz sentido e torna-se impossível conseguir amar alguém, sem antes gostar de si próprio (a). Isso não é ser egoísta, é ser autêntico (a), sincero (a), verdadeiro (a), transparente, preservando valores importantes na condução das nossas vidas.
Amor-próprio: um sentimento que induz respeito para conosco e obviamente para com os outros.
Precisamos cultivar a humildade na medida certa, sem nos tornar, com isso, servis e submissos a ninguém. É de suma importância que nos valorizemos, reconhecendo nossas qualidades e, acima de tudo, amando-nos, não pelo que temos, mas pelo que somos.


Nunca devemos ser marionetes em mãos alheias, desistindo de nossas convicções, nossas verdades para agradar a quem quer que seja.
Algumas pessoas tiram proveito de pessoas inseguras, indivíduos sem voz, nos quais possam pisar à vontade, sem o menor respeito; pessoas totalmente sem reação, que quando ofendidas, abaixam a cabeça e falam sim a tudo; infelizmente, ainda existem pessoas assim no mundo.
Firmeza de caráter e personalidade, são fatores indispensáveis para uma vida promissora, harmoniosa e feliz. Sejamos sempre nós mesmos, com nossas posturas, nossas certezas. Nosso modo de agir e de pensar necessitam ser respeitados.
Então, por favor abram alas e deixe-me passar com meu amor-próprio!