Coleção pessoal de Marcial1Salaverry

181 - 200 do total de 1793 pensamentos na coleção de Marcial1Salaverry

⁠ASSIM É A ALMA DO POETA
Marcial Salaverry

A alma do poeta tem vida própria,
costuma passear em eteridade,
por toda a eternidade...

Diz-se que quando um poeta morre,
sua alma segue poetando,
e pelas estradas da poesia segue caminhando...

É preciso saber entender a alma poetal...

Para assim, saber sentir suas palavras poéticas...

Mãe...
Quanta ternura, quanto amor em uma simples palavra...
Nem todos descobrem isso em tempo hábil...

PARA SER MÃE DE VERDADE
Marcial Salaverry

Ao Ser Mãe, que soube ser mãe,
dedico este poema,
que sempre mostrou o dilema
que o Ser Mãe enfrentou,
para ser mãe de verdade,
sendo firme ou carinhosa
conforme a necessidade...
De coração, cada bronca deve-se agradecer,
sendo feitas quando merecer...
Fazer do amor o caminho,
para fazer um doce carinho...
Sempre com seus cuidados,
e tambem com olhares enfezados,
a Mãe sempre dos filhos se ocupa,
e muito se preocupa
com o que lhes possa acontecer,
e a eles dedica seu viver...
Mãe, doce palavra, que chega n'alma,
e que sempre na dor, nos acalma...
Mãe, quero apenas te abraçar,
e todo meu amor te dedicar...
Desculpas venho te pedir,
pelas vezes que fiz voce se afligir...
"Mãe, te amo... Te adoro, mamãe querida"
Por que não se diz mais vezes na vida?
Por que só é lembrada às vezes,
quando já é tarde?
Quando não a temos mais a nosso lado,
dedicando-nos sua vida, seu melhor cuidado?

Marcial Salaverry

Na verdade, o que deixa saudade,
são momentos felizes...
Os tristes não deixam saudade...
Apenas deixam tristes lembranças...
Osculos e amplexos
Marcial

FELICIDADE TAMBÉM TRAZ SAUDADE
Marcial Salaverry

Embora pareça ser óbvio que saudade sempre será indicativo de alguma tristeza, o certo é que nem sempre é assim, pois a saudade pode ser provocada por alguma alegria que já sentimos, pois são os momentos de felicidade, aqueles que realmente deixam saudade...
Normalmente sentimos saudade de alguém cuja presença nos faz falta. Não é apenas de pessoas que se sente saudade, uma vez que podemos sofrer quando perdemos um animal de estimação, ou mesmo quando nos vemos privados de algum objeto que nos é muito caro (atualmente, o computador é o objeto que mais provoca saudade quando "nos deixa na mão").

"Saudade é a feliz melancolia de uma ausência presente", frase de autoria da poeta Marisa Cajado, parece definir bem o que na realidade pode ser a saudade, muito bem definida pela expressão "feliz melancolia". Parece-me claro que só se sente saudade de algo ou de alguém que nos proporcionou alguma felicidade na vida.
Nessas condições a saudade, se bem administrada, bem pensada, pode nos representar alegria, pois se esse sentimento chamado saudade se aninha em nosso interior, é porque tivemos bons momentos ao lado de quem nos deixou. Não iremos lamentar a ausência de quem nos tenha prejudicado ou causado tristeza, e isso me parece claro, pois seria um tanto de masoquismo sentir falta de quem nos fez sofrer.

Assim sendo, como transformar a saudade, de tristeza em alegria? É simples. Se tivemos momentos de alegria, de felicidade ao lado desse alguém, o que podemos fazer, quando começar a pintar aquela tristeza, aquela amargura de não termos mais a companhia querida, é simplesmente concentrar nosso pensamento, lembrando desses momentos felizes, e isso certamente alivia a tal da saudade.
Esse é um exercício mental que pode afastar a tristeza da saudade, claro que não chega a ser uma alegria, uma felicidade, mas traz a "feliz melancolia da ausência presente". Ausência presente, sim, eis que a lembrança de bons momentos faz com que se chegue a "sentir" a presença do ausente.

Tudo é uma questão de saber fazer esse exercício mental, já que é muito melhor curtir a lembrança de momentos alegres, do que ficar lamentando a ausência de quem queríamos ter ao lado.
Há que se analisar ainda que, seja lamentando a ausência, seja curtindo a lembrança de bons momentos, a vida vai continuar, o mundo vai continuar girando, o sol, a lua e as estrelas vão continuar a existir. Então, por que não viver melhor? Por que insistir nas lamentações?

Assim sendo, com pensamentos positivos, com lembranças boas na cabeça, tudo nos parecerá melhor, será mais fácil suportar a ausência dessa pessoa querida.
Por exemplo, quando existe a necessidade de nos afastarmos da pessoa que amamos, ao invés de lamentar esse afastamento, e derramar lágrimas de tristeza, sugiro desviar o rumo dos pensamentos, lembrando-nos apenas dos momentos de amor vividos juntos. Não parece bem melhor "puxar" a lembrança para esse lado?

Então crianças vamos sempre transformar a saudade, de uma tristeza, para uma feliz nostalgia... Podem ter certeza de que com essa mudança de linha de pensamento, a vida parecerá melhor. Garanto.
E assim, continuando presente, desejo a todos UM LINDO DIA, que poderá ser bem curtido e vivido com ou sem saudade de algo ou alguém...

O que já passou, por ser passado, não deve

ser motivo de preocupação, mas sim de exemplo,

para entender o que se pode ou não repetir

ou continuar...

Vivamos o presente, preparando-nos para o que

está por vir no porvir...

O PASSADO É ALGO PASSADO

Marcial Salaverry



O passado, é apenas

algo que já passou,

e que para trás ficou...

Se foi bom, certamente nos traz

uma gostosa recordação...

Se foi ruim, deixemo-lo para trás,

para esquecer, deletando do coração..

Efetivamente, algo já passado,

apenas ficou no passado,

algo a ser olvidado...

Estamos recebendo este presente,

que é o momento presente,

algo de bom que se apresente...

Resta então aguardar o porvir,

pois é exatamente o que está por vir...

Marcial Salaverry

A verdadeira beleza da mulher está em seu interior, em sua alma,
pouco importando sua idade física, desde que ela saiba usar aquela beleza
radiante que vem de sua alma...
Ósculos e amplexos,
Marcial

Este é um tema que jamais deixará de ser abordado, pois sempre se falou, fala-se e falar-se-á demais sobre a beleza da mulher...

DEFININDO A VERDADEIRA BELEZA DA MULHER

Marcial Salaverry

Não estou falando sobre a beleza das mulheres, mas sim da mulher, como um ser especial, como o maior presente que o Amigão deu para a humanidade, porque não se pode dizer que foi um presente para os homens, apenas... Existem detalhes que ressaltam a beleza da mulher, tais como os famosos banhos de salão, e banhos de loja. Uma linda mulher artisticamente produzida, ficará mais bela ainda. Claro, pois belas roupas, um penteado artístico feito por habilidosas mãos de um bom cabeleireiro, mãos e pés bem cuidados, um bom perfume, não necessariamente francês, pois já temos excelentes perfumes nacionais, são ingredientes que ressaltarão de maneira marcante a beleza natural que todas as mulheres tem.

Todas? Sim, todas. Mesmo aquelas que podem ser fisicamente consideradas como feias, sempre terão sua beleza interior. E mesmo uma aparente feiúra física, ficará bela, ou pelo menos bonita após os banhos de salão e de loja. Acontece que a verdadeira beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos, mas sim em seu interior. Está no brilho de seu olhar. Está na sinceridade de seu sorriso, algo que vem de sua alma. A principal porta de entrada para o interior de uma mulher são seus olhos. Na verdade, a beleza de uma mulher pode ser vista a partir dos seus olhos porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. É a porta de entrada para sua alma, que mostra a riqueza de seus sentimentos, que mostra a força de seu amor, a beleza de sua alma.

Claro que tudo não será válido, se for uma mulher incapaz de amar, uma mulher que só carregue ódio dentro de si. Essa, mesmo que seja fisicamente bela, será sempre uma pessoa feia. Não terá essa beleza interior, que é apanágio daquelas que sabem amar. E como as mulheres sabem amar... Geralmente conseguem expressar e sentir seu amor de uma maneira mais intensa e declarada do que os homens, normalmente mais comedidos, menos capazes de escancarar seus sentimentos, talvez por uma questão de machismo, muitos escondem seus reais sentimentos sob uma falsa capa de "macheza", achando que o romantismo poderia afetar a masculinidade...

A medida que o tempo vai passando, mais vai se acentuando essa beleza feminina, pois a beleza de uma mulher está nas marcas do seu rosto. Nas rugas, que um sorriso sempre acentua favoravelmente. Sabendo olhar, sabendo avaliar, é fácil constatar que cada ruga que vai surgindo, vai tornando mais belo aquele rosto, pois sua alma vai acumulando mais amor, mais carinho, já que a verdadeira beleza de uma mulher está refletida na sua alma, está no amor que ela tem no seu interior. E a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce, desde que ela saiba desenvolver sua capacidade de amar. Apenas deveremos saber apreciar a verdadeira beleza feminina. Não deveremos nos ater apenas na apreciação de seus atributos físicos. Será através de seu sorriso, através do brilho de seus olhos, que poderemos enxergar o amor que ela tem em seu interior. Seja amor por seu parceiro, seja o amor pela Natureza, seja o amor pela humanidade. O importante é saber usar a capacidade de amar. É saber amar. Principalmente saber amar a Deus...

A propósito, você já notou como está bonita hoje? Está amando? Então certamente estará bela. Veja seu sorriso, veja seus olhos brilhantes. É aí que está sua real beleza, que está apenas refletindo sua beleza interior. Não ligue para sua idade cronológica, nem tampouco para suas rugas, e mesmo sua celulite ou adiposidades. Cuide de seu interior, ele não precisa de operações plásticas, nem tampouco de cuidados médicos, precisa apenas de amor, principalmente se for amor por Deus ou pela humanidade... Basta que seja um amor real... autêntico... verdadeiro. E o ponto máximo de sua beleza chega quando ela recebe a benção divina da Maternidade...

Assim, amorosamente, com a mais sincera amizade e os mais sinceros desejos de plena e total felicidade, espero que todos possamos fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e para aqueles que tem a sorte de uma parceira a seu lado, seja pelo tempo que for, que dê o devido valor a ela, porque ela merece...

"Para sempre bela estar,

é preciso saber amar,

e do coração sempre cuidar.

Marcial Salaverry" ⁠


Com certeza, o que de melhor podemos
ter em nossa vida, são dias plenos de
LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR...


LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR
Marcial Salaverry

Somos capazes de voar com nossa imaginação...
As verdadeiras asas são as asas do coração...
Amizade e amor são as asas da emoção...
Se quiser sentir do vôo, a sensação...
Ame e seja amigo,entregue seu coração
Ouvindo este conselho e o seguindo, poderá encontrar a Felicidade...
Experimente, tente, e verá que dá resultado, e poderá sempre ter dias plenos de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR.

Marcial Salaverry

Quando topamos com certos momentos dificeis,
que são momentos que devem ser superados,
sabemos que temos de resolvê-los, ou então...
Osculos e amplexos,
Marcial

EXISTEM MOMENTOS QUE DEVEM SER SUPERADOS
Marcial Salaverry

Com certeza nossa vida seria bem melhor, se apenas tivéssemos momentos gostosamente vividos, seja em boa companhia, ou mesmo sozinhos, desde que fossem vividos com paz e muita tranquilidade. Creio ser esse o desejo de doze em cada dez criaturas. Paz, saúde e tranquilidade. Se for possível com dinheiro no bolso, o que seria melhor ainda, sem qualquer sombra de dúvida...

Contudo, é natural que sempre teremos que atravessar momentos nos quais encontraremos alguma dificuldade, ou mesmo, muitas dificuldades. É inevitável. Inclusive, dizem que é o “tempero da vida”. É por isso que nunca se deve abusar dos temperos, ou pelo menos de certos temperos...

Serão momentos em que deveremos tomar algumas decisões que irão definir nosso futuro, ou mesmo que poderão afetar a vida de outras pessoas. Justamente por isso, temos que ir com cuidado. Será muito desagradável prejudicar outrem por eventuais erros nossos. Ponderar e bem avaliar, é o que realmente importa...

Sempre é algo que irá testar, não somente nossa capacidade de decisão, como nosso discernimento, pois deveremos saber escolher muito bem o caminho a ser seguido, e certamente tais decisões importantes devem ser bem pensadas, em momentos de meditação solitária, pois é assim que melhor poderemos desenvolver nosso pensamento, mas não deveremos hesitar em buscar uma segunda opinião, se a coisa estiver mesmo complicada, principalmente havendo em pauta outras vidas.

Uma reflexão sempre se impõe. Decisões importantes jamais deverão ser tomadas no impulso, pois assim será jogar muito com a sorte, com o imponderável. Há que se pensar, repensar, eventualmente ouvir, para só então poder decidir.

Por vezes, a decisão terá que ser imediata, temos que decidir em poucos minutos. Sempre é complicado precisar definir uma vida num curto lapso de tempo. Pode ser uma viagem repentina. Pode ser uma mudança de emprego, ou de vida, e esses são momentos em que teremos apenas frações de segundos para decidir nosso destino, para definir nosso caminho.

Mas talvez nem sempre estaremos equilibrados, com lucidez suficiente para definir uma situação, que poderá transformar uma dúvida numa certeza. Se o sonho continuará apenas sendo sonhado, ou se virá a se concretizar, numa gostosa realidade, ou se poderá se transformar em terrivel pesadelo. Há que se ponderar.

Se teremos momentos de alegria ou de tristeza. Sempre é melhor parar um pouco para pensar. Não é de bom alvitre decidir coisas com a chamada “cabeça quente”.

Principalmente se nossa vida amorosa estiver em jogo. Seja para iniciar ou para terminar uma relação, é muito perigoso faze-lo no calor de uma paixão, ou de uma discussão.

Antes de se assumir um compromisso, há que se ver se realmente existe algo mais do que uma atração efêmera, pois uma relação poderá ser para a vida toda. Da mesma forma para termina-la, há que se pesar muito bem os prós e os contras, para sentir que efetivamente nada mais existe que justifique a reconciliação.

É preciso sempre meditar, para que não se fique depois apenas lamentando haver decidido num lampejo. Quando poderemos deixar de ser amados, para ser odiados. Ou vice versa. Tudo depende do equilíbrio de nossa decisão.

Tomar decisões em momentos de forte emoção sempre poderá induzir a erros. Quantas promessas fazemos em nossos momentos de paixão. Somos capazes de prometer o mundo, para melhor viver aquele momento, em que estamos vivendo a loucura de um amor. Promessas que nem sempre poderemos cumprir, mas que poderão afetar nosso futuro, e a vida de quem estiver conosco. Serão momentos cuja lembrança será eternizada, cujas consequencias poderão nos perseguir o resto da vida.

Por outro lado, quantos amores terminam apenas porque não soubemos medir as palavras no aceso de uma discussão. Num momento em que mandamos nosso amor embora. Depois poderá haver o arrependimento. Talvez tarde demais, uma vez que ele tomou outro caminho, pois a mágoa provocada por nosso gesto irrefletido quebrou algo em seu coração, matando seu carinho.

Portanto, é importante manter o equilíbrio nesses momentos difíceis, para que sempre possamos ter e propiciar UM LINDO DIA.

L’Inconnu disse: "Momentos que terei para decidir se na minha vida, aqueles momentos que realmente me tocaram, aqueles que realmente me fizeram, valeram a pena ou não"...

⁠ALGUNS PENSAMENTOS SOBRE A VIDA
Marcial Salaverry
Devido a certos acontecimentos, comecei a analisar quão complexa é a natureza humana, quando constatamos que existem pessoas que ficam apenas desejando o mal para outros. Perdem um tempo enorme de suas vidas, buscando maneiras de prejudicar alguém, lançando calunias, e até mesmo provocando atos que possam trazer sérios prejuízos para as vítimas de suas maldades. Pergunta-se : A troco de que? Simplesmente para prejudicar outrem, pois que tais atos não lhe trarão benefício algum.
Por que não simplesmente chegar-se à conclusão de que "o sol nasceu para todos"? É muito mais interessante perder-se tempo procurando ajudar alguém a crescer, do que procurar prejudicar pessoas que não estão atrapalhando a vida de ninguém. E que nem se preocupam com sua vida.
Um bom exemplo são essas bombas que são colocadas aleatoriamente em locais públicos. Atingem pessoas que nada tem a ver com os objetivos dos terroristas. Para que tais atos? Só para que alguém possa se orgulhar intimamente de sua maldade? E o que falar daquelas almas daninhas que só pensam em guerra, em destruiu o que outros construiram com muito sacrifício, e assim vão ceifando vidas que quem apenas quer viver... Penso que não vale a pena.
A propósito, li uma mensagem maravilhosa, que vem da mui antiga "Sabedoria Oriental" , mas que se encaixa à feição em qualquer época da humanidade:
'' Só passarei por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa
praticar, e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser
humano, devo aproveitar este momento para fazê-lo. Não devo adiá-lo nem
esquecer-me deles, pois não voltarei a passar por este caminho."
Sabedoria Oriental.
É um pensamento muito profundo, que nos faz logicamente pensar nos benefícios da caridade cristã. No ato de estender-se uma mão para cumprimentar um amigo. No simples fato de desejar-se boa sorte a quem se lança em um empreendimento novo. Na ajuda que se pode prestar a quem dela precisar. Pode ser que amanhã sejamos nós quem estaremos precisando.
Um pensamento que é extremamente negativista é aquele tradicional: Quero que fulano se ferre. Penso que o fato de alguém se dar mal em um empreendimento não deve dar satisfação nenhuma a pessoas de bons sentimentos. Somente almas muito mesquinhas podem pensar assim. Não é destruindo que provamos nosso valor. Assim só estamos expondo a todos a nossa maldade, nossa má índole. Nosso valor é provado com a qualidade de nosso trabalho.
Na verdade, tem muito mais valor a pessoa que obtém sucesso ajudando outros a crescerem juntos, do que aquela que apenas se preocupa em vencer, destruindo e prejudicando quem encontrar pela frente. Acabará ficando só. Não terá com quem dividir suas glórias. Nunca devemos nos esquecer de que "não voltarei a passar por este caminho"... Assim, devemos deixar flores marcando nossa passagem, e não as pedras com que derrubamos os opositores. Devemos ser lembrados por nossos amigos como uma pessoa que só se preocupou em fazer o bem, em espalhar amizade. Nunca como um alguém que mais se preocupou com vinganças, fazendo-se odiado por muitas outras pessoas. Isto, inclusive, atrapalha e muito nossa própria satisfação pessoal ao vermos que nosso sucesso foi obtido à custa do prejuízo de muita gente.
A melhor coisa a fazer, sem dúvida, é muita ponderação. O tradicional, VIVA E DEIXE VIVER, e com esse pensamento em mente, com um abraço fraterno, desejo a todos UM LINDO DIA, que seja pleno de luz, paz, amizade, amor, e sucesso na vida...

Pelo Dia do Professor, desejo consignar
esta homenagem para uma professora
que foi marco importante em minha vida.
Profª Rosina Pastore, receba este meu preito de gratidão.
Osculos e amplexos,
Marcial
Reprisando, pois esta homenagem faço questão
de prestá-la todos os anos no Dia do Professor.

MINHA PROFESSORA INESQUECÍVEL
Marcial Salaverry


Durante toda nossa existência sempre encontramos pessoas que de uma maneira ou de outra marcaram nossa vida.
Algumas por terem sido aquele alguém que julgávamos ser quem amaríamos até o fim, mas que foram apenas breves episódios, e mesmo assim, deixaram marcas realmente marcantes. Outras, que por nos terem prestado alguma ajuda decisiva em certos momentos de nossa vida, ficaram para sempre registradas em nossa memória naquela cantinho das boas recordações.
Certamente houve algumas que nos fizeram algum mal, prejudicando nossa vida de uma forma qualquer. Quanto a essas, melhor esquece-las, porque não vale a pena rememorar certas personagens desagradáveis. Más lembranças, com certeza melhor olvidá-las ...
Obviamente cruzei com todo tipo de pessoas em minha vida. De muitas, sequer recordo. Para que? Talvez para lembrar de algo a nunca ser repetido, ou sequer recordado...
Contudo, de muitas outras, guardo lembranças muito agradáveis. São o que se pode chamar de "Tipos Inesquecíveis". Dentre essas, quero destacar uma figura, que posso dizer sem ferir quaisquer suscetibilidades, ter sido a grande responsável por eu ser hoje quem sou, e desejo prestar-lhe esta homenagem. Peço que me entendam.
Seu nome é Rosina Pastore.
Foi minha professora no então "Quarto Ano Primário", e depois no "Curso de Admissão ao Ginásio". Anos de 1950 e 1951. Uma fase muito turbulenta de minha vida.
Por razões que não vale a pena lembrar, minha família estava desagregada. Cada qual estava por um lado. Morava com minha mãe e uma irmã 2 anos mais velha, num quarto de pensão na Rua Martim Francisco, em São Paulo, e estudava no Grupo Escolar Arthur Guimarães, na Rua Jaguaribe. Eu fazia parte de uma turminha "da pesada", com tudo encaminhado para cair na marginalidade. Como sempre fui grande e bom de briga, era o líder de uma turminha de micromarginais. Entre outras façanhas, costumávamos praticar pequenos roubos nas lojas do Largo do Arouche e adjacências.
Numa dessas incursões, Dna. Rosina nos viu e, usando de sua autoridade, convenceu-nos a devolver as coisas para o lojista, e resolveu iniciar um longo trabalho comigo, por ter acreditado que meu futuro poderia ser bem melhor do que aquele que se estava delineando.
Jamais poderei esquecer as conversas que ela fazia questão de manter comigo após as aulas...
Foi essa a condição para não me expulsar da escola pelo que eu vinha fazendo. Nessas conversas, ela me mostrava a diferença entre ser uma pessoa de bem, e ser um malandro otário.
Fez-me entender que as possibilidades que se abririam com minha mudança de atitude, poderiam me proporcionar um futuro melhor.
Teve, enfim, toda a paciência e discernimento para me explicar uma série de coisas, dando-me lições de vida que jamais esqueci, cumprindo com sabedoria enorme o que ela resolveu se propor, ou seja, transformar-me em alguém na vida.
Aproveitei todos os seus ensinamentos. Devo a ela ser o que sou, pois naquela época, não poderia contar com minha família. Praticamente vivia por minha conta. Já estava pensando em parar com os estudos para ficar apenas "com a turminha". Num ligeiro preâmbulo, apenas acrescento que nenhum daqueles rapazes escapou. Todos viraram bandidos. Possivelmente esse seria meu caminho, não fosse a paciência e pertinácia de Dna. Rosina Pastore.
Jamais esquecerei sua figura, seu rosto doce e severo ao mesmo tempo, e nem tampouco de seus ensinamentos, e aproveito esta oportunidade para aqui render meu preito de homenagem a ela, e através dela a todos os professores e professoras que sempre procuram suprir junto aos alunos em que percebem algum potencial, as carências familiares, que por uma razão ou outra quase todas as crianças sentem, e que a sensibilidade e o carinho com que forem orientadas poderá traçar novos rumos em sua vida.
E se, por acaso, algum descendente da mestra Rosina Pastore, ler este artigo, apenas digo que sinta muito orgulho dessa figura para mim INESQUECÍVEL. Obrigado, querida Professora Dna. Rosina Pastore.
Aos abnegados professores, meu desejo de UM LINDO DIA.

Com certeza não existe nada melhor do que ter a nosso
lado uma boa, sincera e real amizade...
Assim, apertemo-nos as mãos, com uma real amizade...
Osculos e amplexos,
Marcial

O QUE PODE SER UMA SINCERA E REAL AMIZADE
Marcial Salaverry

Realmente o que de melhor pode acontecer na vida, é encontrar o que se pode chamar de uma sincera e real amizade, sempre lembrando que com certeza a amizade, é o mais belo sentimento que pode unir as pessoas, mas não consegue ser definida ou mesmo explicada, pois jamais conseguiremos entender que estranho mecanismo age em nosso emocional, definindo simpatias ou afinidades que sentiremos ou não em nossa vida.

Até agora, existe uma pergunta que pede uma resposta, e que, apesar de não querer calar, permanece irrespondível: "Quando podemos definir alguém como amigo? Como saber se alguém é nosso amigo?"

Encontrei uma linda tentativa para definir o que é amizade, numa mensagem de L'Inconnu, que nos diz o seguinte:
"Certamente amigo é aquele que te acolhe quando te sentes perdido, e sem esperanças, é aquele que te consola com palavras sinceras quando necessitas."

Essa é uma verdade realmente indesmentível, pois todos sabemos que sempre será fácil encontrar bons amigos quando as coisas nos correm bem, e claro que sempre teremos bons amigos compartilhando de nosso êxito, e até mesmo se vangloriando de nos haver ajudado, de nos ter dado o famoso "primeiro empurrão". E nunca falta a frase: "Desde o primeiro momento soube que seria sucesso..."

Contudo, quando estamos na pior, esses mesmos amigos ocasionais serão os primeiros a se afastar, a nos voltar as costas, e o fazem, pois existe o perigo de que possamos pedir ajuda. São os tradicionais ratos que sempre abandonam o navio quando está afundando.
Porém, é justamente esses momentos que saberemos encontrar os verdadeiros amigos. Serão aqueles que permanecerem ao nosso lado, nos dando a mão, ou mesmo apenas um apoio moral. E como é necessário termos alguém a nosso lado quando o barco está à deriva, termos alguém que nos ajude a equilibra-lo, que nos ajude a carregar o fardo quando estiver muito pesado.

Com certeza, para termos bons amigos, sempre será necessário que também o sejamos, pois amizade é algo que vai e volta, uma verdadeira "estrada de mão dupla", e assim, muitas vezes precisamos nos esquecer de nossos próprios problemas, quando precisamos socorrer um amigo em dificuldades. Aliás, uma vez resolvido o dele, ele poderá nos ajudar no nosso. É a famosa troca de favores entre amigos, pois amizade é um autentico bumerangue, e assim, o que vai, volta...

Muitas vezes estamos por realizar um sonho, algo que muito desejamos. É quando conseguimos ver quem realmente está ao nosso lado. São aqueles que nos ouvem e procuram ajudar de alguma maneira. Seja com atos, seja com palavras. Muitas vezes, um apoio moral tem um resultado fantástico.

A grande verdade é que realizar um sonho sozinho, sem ninguém para trocar idéias, para compartilhar seus ideais, para emprestar aquela colaboração, dar aquela força, sempre será mais complicado, e chegamos muitas vezes a desanimar, ao perceber que as pessoas com quem mais contávamos, são justamente aquelas que retiram o apoio em horas decisivas, mas isso, são coisas da vida, e nessa hora, é lindo quando surgem os verdadeiros amigos, pessoas que jamais poderíamos suspeitar que nos iriam ajudar, e que vem em nosso socorro.

Isso, crianças, é amizade de fato e de direito. Não é necessário proclamar sempre que é amigo, pois é com ações que isso é demonstrado, não apenas com palavras...

Nunca esquecendo que sucessos e percalços fazem parte da vida, vamos seguir em frente, abrindo nosso caminho com a alma limpa, cheia de amizade e bons sentimentos, pois sempre vale a pena sonhar, viver e ir em busca de seus ideais.

E o primeiro passo, sempre será UM LINDO DIA, que será melhor vivido tendo ao lado uma sincera e real amizade...

A BELEZA DE UM CANTO À VIDA
Marcial Salaverry

Um canto à vida,
para uma vida quando vivida
com amor, com certeza
traz à vida sua beleza...
A vida se vive com amor,
a ela temos que dar valor...
Por maior que seja o desalento,
nunca se entrega ao lamento,
à dor, e quando bate a tristeza,
pensa-se que a vida é uma beleza,
e que vale a pena ser vivida...
O último canto,
aquele que quebra o encanto,
acontece com o último alento,
quando se acaba um tormento...
Entoamos então, um Canto À Vida,
enquanto em nossa alma existir vida...

Marcial Salaverry

Realmente a vida pode ser muito gostosa se a soubermos viver, e saboreá-la devidamente.
Osculos e amplexos,Marcial


O GOSTOSO SABOR DA VIDA
Marcial Salaverry

Algo que é preciso saber, diz respeito ao sabor da vida, eis que dependendo de como a vivermos, com certeza a vida poderá ser muito gostosa, como aquelas frutas que tem excelente sabor, e apenas precisamos dar o devido valor a esse sabor...

Pode parecer estranho falar em sabor da vida, pois frutas tem sabor, alimentos tem sabor, e assim sendo, como seria o sabor da vida? Possivelmente agridoce, uma vez que tudo depende da maneira como a saborearmos, se apenas o aperitivo, se o prato principal, ou se apenas a sobremesa.

Existem criaturas que apenas passeiam pela vida, fazem ato de presença no mundo, mas não conseguem sair da superfície, vivê-la intensamente. Mas são felizes assim, ou pelo menos julgam se-lo... Mas como a felicidade está no interior de cada um, consideremo-las igualmente felizes, pois fizeram uma opção de vida, e sentem-se bem assim. Usam seu direito ao livre arbítrio. Vai daí que à sua maneira, tem uma existencia feliz, por conseguinte, são felizes...

Existem pessoas, contudo, que estão sempre procurando um algo a mais. Não se sentindo realizadas com o que fizeram até então, continuam procurando seu caminho, até encontrar. Por vezes nunca encontram, e perdem-se em sua incessante busca. Por vezes encontram, e então se realizam, mas apenas até terem atingido o objetivo, pois seu espírito inquieto, sempre estará em busca de um algo a mais, e a felicidade deles será essa busca interminável, sendo isso o que dá gosto à sua vida...

A propósito, recebi uma mensagem muito interessante, escrita pelo já famoso L’Inconnu:
"Acontece algumas vezes que não achamos bom o chá. Descobre-se a causa quando se chega ao fundo da xícara: - Era o açúcar. Não estava faltando, mas estava no fundo."

Teria sido necessário mexer. Talvez o que esteja faltando à nossa vida tenha ficado no fundo. Nossa vida talvez não tenha sabor porque não temos a coragem de ir ao fundo das coisas ou porque não queremos. Fazemos caretas como ao tomar chá sem açúcar, e assim sendo, precisamos fazer o esforço de mexer a vida, de tocar nos segredos de Deus em nós, para que assim possamos descobrir o que levamos no fundo de nossa xícara, digo, de nossa alma...

Já tenho escutado muitas reclamações a respeito da vida rotineira que levam. Pessoas que consideram enfadonho seu dia a dia, cabendo perguntar o que já fizeram para mudar essa situação.

Realmente, quando chegamos à conclusão que falta objetivo à nossa vida, penso que é chegado o momento de abrirmos o leque de opções que a vida nos oferece, procurando outro caminho mais condizente com o que realmente pensamos ou queremos.

Se, por exemplo, você for um músico frustrado, executando alguma função burocrática, e essa situação o estiver incomodando, veja se conseguirá continuar sobrevivendo realizando seu sonho, procurando saber se é realmente um músico competente que ainda não teve chance na vida. Se for esse o caso, vá à luta, tente realizar, e se isso der certo, ótimo, conseguiu sair do marasmo de sua vida, mostrou ser realmente um músico de talento, e que estava perdendo tempo. Foi bom ter “mexido na vida”.

Se, contudo, não der certo, não fique apenas se lamentando, pois pelo menos você tentou, e ficou sabendo que seu sonho era utópico, que não era esse o seu talento, e vai precisar reencontrar um rumo para sua vida. Mas pelo menos tentou. Não ficou apenas lamentando sua vocação frustrada. Não deu certo, porque a música era apenas um sonho, não seu real talento.

O importante no caso, é não se acomodar a uma situação que começa a incomodar.
Temos uma obrigação conosco, de pelo menos tentar atingir a felicidade. Uma das maneiras de conseguir esse propósito, é “mexer a vida” quando começarmos a achá-la insossa. É procurar o açúcar que está no fundo da xícara de chá.

Claro, tais atitudes revolucionárias, devem ser bem analisadas, principalmente se houver outras pessoas envolvidas.

Ponderação e bom senso. É esse o segredo. E uma boa dose de audácia. Não é fácil trilhar-se um caminho novo.

E com esse pensamento, desejo a todos, frustrados ou não, UM LINDO DIA, que poderá ser sempre repetido, desde que seja esse o mais indicado para nós, que nos fará sentir o gostoso sabor da vida...

Para dizer que atualmente existe algum preconceito
contra as mulheres, é preciso relembrar algo...
Que tal... De Volta ao Passado?
Osculos e amplexos
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 25/10/2004, mas que vale a pena recordar...

APENAS UM SINAL DOS TEMPOS
Marcial Salaverry

Tenho lido muitas reclamações, segundo as quais ainda existem muitos preconceitos contra as mulheres, ainda determinados por um machismo muito arraigado em algumas pessoas, e que acabam atrapalhando muitas vezes suas possibilidades de progresso.

E se o que ocorre atualmente pode ser considerado como preconceito, pode-se imaginar como foi no passado. Para que se possa ter uma pálida idéia de como era a situação, vejam o que recebi via e-mail. É algo que merece ser devidamente comentado, para que as novas gerações vejam o que realmente pode ser chamado de preconceito e limitações.

Depois de lerem as pérolas abaixo, colhidas em revistas de priscas eras, vamos ver o que dizem as feministas de hoje, que reclamam da situação atual, onde as mulheres são discriminadas. Concordo que ainda existe uma certa e burra discriminação, mas vejam só como a situação melhorou.

As frases abaixo não foram inventadas. As revistas existiram ou ainda existem. Arquivos e bibliotecas aí estão para os incrédulos consultarem. Acredito que o google ainda registra tais publicações...

Pode parecer absurdo para quem não viveu essa época, mas a situação era realmente essa. Para quem viveu nesse tempo, vale para mostrar às filhas como a situação mudou.

Felizmente o machismo rançoso que se nota nessas "notinhas", é coisa do passado. Felizmente muita coisa mudou de lá para cá...

Mas que vale a pena recordar para comparar, vale. Recordem, ou conheçam:
Vejam alguns conselhos úteis encontrados em revistas da década de 50 e 60

"Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957)."
________________________
"Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto. (Revista Claudia, 1962)."
________________________
"A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. (Jornal das Moças, 1945)."
________________________
"A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, nada de incomodá-lo com serviços domésticos. (Jornal das Moças, 1959)."
_________________________
"A esposa deve vestir-se depois de casada com a mesma elegância de solteira, pois é preciso lembrar-se de que a caça já foi feita, mas é preciso mantê-la bem presa. (Jornal das Moças, 1955)."
__________________________
"Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Jornal das Moças, 1957)."
___________________________
"A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar uma mulher por não ter resistido às experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara. (Revista Claudia, 1962)."
____________________________
"Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu. (Revista Querida, 1954)."
_____________________________
"O noivado longo é um perigo. (Revista Querida, 1953)."
______________________________
"É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido.
(Jornal da Moças, 1957)."
_______________________________
"O lugar de mulher é no lar, o trabalho fora de casa masculiniza. (Revista Querida, 1955"
______________________-

Então crianças, o que acharam? Querem voltar ao passado? Penso que nem mesmo aos homens pode interessar algo parecido. É muito melhor termos uma companheira ativa e desenvolta ao nosso lado, do que os bibelôs em que as mulheres eram transformadas antigamente.

Parabenizo todas as mulheres da época que souberam acompanhar a transformação do mundo e hoje são essa incrível força de trabalho, talento e cultura que aí está, e isso sem perderem a feminilidade, que continua sendo o principal atributo que sempre agradará aos homens.

Quero sugerir às jovens de hoje que dêem um abraço especial em suas mães, pois elas conseguiram reverter a situação anterior. E se ainda não está como deveria estar, é porque a luta deve continuar...

Após De Volta ao Passado - Parte 5, desejo a todos UM OTIMO DIA ATUAL, nunca desistindo de melhorar o que ainda pode e deve ser melhorado...

Sem querer parodiar ninguém, vamos ler a insustentável firmeza do olhar,
pois, assim como as cartas, o olhar não mente jamais...
Osculos e amplexos,
Marcial

O OLHAR NÃO MENTE JAMAIS
Marcial Salaverry

Uma verdade que não pode ser negada, é o fato de que com toda a certeza, existem diversas maneiras de nos expressarmos, seja para declarar amor a alguém, seja para mandar alguém embora, seja para apenas fechar algum negócio, ou simplesmente conversar, trocando idéias soltas no espaço.
Podemos fazê-lo através de letras, antigamente, epistolarmente, hoje, emaillatoriamente. Ou seja, por escrito. Pode-se declarar o mais profundo amor, ou o maior desprezo, mas sempre será "de letrinhas", faltando o toque real e, principalmente, a força do olhar, que é onde podemos descobrir a realidade dos sentimentos.

Nossa amiga L'Inconnue enviou-me uma mensagem muito interessante, cuja autoria é atribuída a Leonardo da Vinci. Não posso afirmar, nem contestar, porque não estava presente quando ele teria dito essa linda mensagem. Vamos a ela, porque vale a pena:
"As mais lindas palavras de amor, são ditas no silêncio de um olhar".

Sem qualqueer sombra de dúvida, é uma verdade incontestável. Quando estamos "olho no olho", é praticamente impossível falsear a verdade. Penso ser impossível nossos olhos acompanharem o calor de uma declaração de amor, se não estivermos sendo sinceros. Da mesma maneira o inverso da situação, assim, se amarmos alguém, não conseguiremos dizer-lhe que não a amamos, sustentando a mentira no olhar.

Poderão argumentar que artistas de cinema e TV o fazem, pois, salvo quando estão contracenando com parceiros da vida real, são sempre romances fictícios. E eles manifestam sua paixão nos olhares candentes que dirigem às parceiras nos filmes ou novelas. Concordo, em parte, pois só os bons artistas conseguem mostrar a emoção da personagem no olhar. Mas os verdadeiros artistas, "vestem" a figura da personagem. Estão sendo realistas em sua representação. Com seu talento, conseguem "sentir" totalmente o personagem. E não é muito fácil encontrar esses realmente bons artistas. Muitas representações se perdem, porque o personagem não está sendo vivido com todo realismo, faltando o calor e a realidade do olhar...

Por vezes, não conseguimos, ou não queremos enxergar a realidade de um olhar, isso acontece quando estamos de tal maneira envolvidos, que não conseguimos vislumbrar o que está indo na alma de quem está conosco.
Realmente, como "os olhos são o espelho d’alma", se soubermos captar a realidade do olhar de quem conosco conversa, poderemos conhecer seus reais sentimentos, e assim podemos constatar que muitas vezes encontramos pessoas melífluas, que evitam encarar-nos "olho no olho" quando conversamos.
Há que se desconfiar, ou pelo menos confiar desconfiando de pessoas assim. Descontando uma eventual timidez, essa "fuga ao olhar" pode denunciar um quê de falsidade. Ou pelo menos um certo receio de expor seus reais sentimentos, denotando alguma insinceridade de atitudes.
Se estamos agindo de boa fé, podemos estar errados, mas com a convicção de nossa certeza, porque não sustentar o olhar?

O olhar, na realidade, diz tudo, se estamos apreciando a companhia, se estamos amando, se estamos odiando, se a piada é boa ou não, se estamos ou não dizendo a verdade...
A indesmentível força do olhar é o melhor detetor de mentiras que existe. Poucas pessoas conseguem vencer o teste "olhometral", e sair incólumes. Geralmente deixam pelo menos a reputação arranhada. Por exemplo, vamos lembrar que é muito raro ver um político que encare o interlocutor nos olhos, francamente, pois geralmente seu olhar "passeia" por todo o ambiente. Quando conversarem com algum, reparem, prestem atenção na "flutuabilidade" de seu olhar. Estará percorrendo todo o ambiente, mas jamais se fixará no seu, e até poderá até dar um ligeiro olhar na sua direção, mas estará falando e seus olhos "passeando"...

Agora, imagine-me olhando firme em seus olhos, enquanto lhe desejo UM LINDO DIA, e sinta que o faço sinceramente.

"A luz que brilha em seu olhar,
Indicará sua sinceridade,
e que está realmente a amar...
Marcial Salaverry"

Certamente sempre poderá ser amor,
desde que seja um sentimento de afeto carinhoso,
e que seja sincero...
Amizade, amor, amorzade,
deve haver sinceridade
e total reciprocidade...

AMOR OU AMIZADE SEMPRE SERÁ AMOR
Marcial Salaverry

Sendo um sentimento de amor,
é importante que seja sincero,
e que haja reciprocidade,
para haver felicidade...
Mesmo que não seja
aquele amor anelado,
intenso, apaixonado,
sempre será amor...
Pode não ser aquele Amor definitivo...
Mas sempre que alguém
fizer nosso coração se acelerar,
será um tipo de amor...
Sempre que alguém
nos transmitir uma sensação de bem estar,
e nosso pensamento transformar,
certamente será amor...
Esteja longe ou ao lado,
mesmo que não seja apaixonado,
mas que transmita à alma aquele calor,
sempre será amor...
Amizade é uma forma de amor,
das mais lindas que se pode viver,
que reciprocamente podemos obter...

Marcial Salaverry

Este texto foi escrito em 12/10/2002, e já o reeditei algumas vezes,
e permito-me reeditar esta reedição, pois é um de meus favoritos...
E convenhamos que, sabendo viver, a vida realmente é bonita, é bonita e é bonita,
como tão bem nos diz nosso saudoso Gonzaguinha...
E continua sendo bonita apesar de certas quedas trazendo problemas que
o tempo sempre supera, sempre agradecendo a Deus,
"por ter sido apenas isso..."
Osculos e amplexos,
Marcial

....E A VIDA É BONITA... É BONITA
Marcial Salaverry

Basta que saibamos viver a vida, procurando extrair e aproveitar as coisas boas que ela nos oferece. Problemas... dores... claro que devem ser consideradas. Não podemos esquecê-las. Afinal, existem... mas a rosa também tem espinhos, e é a "Rainha das Flores". Então, vamos aprender a curtir a vida e dela gostar, apesar de seus espinhos. Apesar de certas quedas inesperadas, que machucam muito o corpo, mas não ferem a alma...

O grande problema, é que muita gente prefere se apegar mais às dores, esquecendo-se de que quanto mais a elas nos entregarmos, mais difícil será superar os problemas, vencer certos traumas terríveis que nos causam sofrimento.
Ora, apenas devemos convencer-nos de que os problemas que nos parecem insuperáveis, não são exclusividade nossa. Todos temos nossos contratempos. Alguns mais seriamente atingidos, outros nem tanto, mas todos os temos. Temos apenas que saber enfrentá-los, é vital que saibamos administrá-los, para não sermos por eles dominados.

"Roubei" o título de uma música de nosso querido Gonzaguinha, e vou citar mais um pequeno trecho. Aliás, essa música é um autêntico hino à vida, e assim deveria ser encarada por todos. Sua letra induz a sábias reflexões. Vejam este pequeno trecho:
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz."

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Parece incrível, mas existem pessoas que não gostam de ser felizes. Afivelam uma eterna capa de mau humor no rosto. São agressivos com as pessoas em seu redor. Se exercem algum cargo mais elevado, infelizes de seus subalternos, que são obrigados a digerir suas diatribes... E muitas vezes tem toda a possibilidade de serem felizes... apenas recusam-se a sê-lo. Tem uma família, mas não conseguem demonstrar amor pelos familiares. Amor que eles tem... sentem... mas o escondem, como se fosse pecado amar, ser feliz. São coisas que o pobre Freud tentou explicar, mas pirou de vez tentando...
A felicidade, tão cantada e procurada, na verdade está dentro de nós. Basta que saibamos expô-la, assumi-la, e não sentir vergonha de ser feliz.
Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...Sim... Por mais tempo que vivermos, sempre algo estaremos aprendendo... Quando não, aprendendo a viver.
Seremos eternos aprendizes na arte de viver. Aprender a viver, em todos os seus aspectos, seja acompanhando as descobertas da ciência, seja acompanhando a evolução tecnológica, seja pura e simplesmente aprendendo os eternos e insondáveis segredos da vida. Sempre aceitando eventuais contratempos que nos aconteçam, como "coisas da vida", como testes que devemos saber superar par justificar nossa passagem pelo mundo...

"Sempre desejada
por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
só saúde e sorte"
Assim é a vida... sempre desejada, ninguém quer a morte... Então, há que saber aproveitar esse tempo que estamos aqui, e vivermos a vida em seu esplendor, desfrutando as benesses com que ela nos brinda, sempre procurando amar, pois o amor é a fonte da felicidade... Por que termos pensamentos negativos? Se não queremos a morte, mas sim saúde e sorte?

Vamos então seguir os sábios ensinamentos de mestre Gonzaguinha, nas últimas estrofes de seu HINO À VIDA:
"Somos nós que fazemos a vida
como der ou puder ou quiser
E a pergunta roda
e a cabeça agita
fico com a pureza
da resposta das crianças...
É a vida, é bonita, e é bonita"

E procurando entender toda a sabedoria destas lindas palavras, não tenho dúvidas de que todos teremos um LINDO DIA, pois a vida, realmente, é bonita... é bonita, que me desculpem os pessimistas de plantão, e que se quedas sofrermos, foi apenas o corpo que caiu e se machucou, pois a alma resistiu, e vamos justificar essa resistencia...

Sempre é bom vivermos um dia de cada vez, e assim, não devemos, nem retornar ao passado, nem só ficar planejando, vivamos o presente, porque certamente dias melhores estão por vir em nosso porvir. Não se deve perder a esperança, que dizem, será a última a morrer
Osculos e amplexos,
Marcial

O QUE HÁ POR VIR EM NOSSO PORVIR
Marcial Salaverry

Algo que é preciso bem entender, é que sempre devemos esperar que o dia de hoje seja melhor que o de ontem, e que seja pior que o de amanhã, sempre contando com um melhor porvir por vir...

Assim sendo, devemos sempre ter presente que cada dia é um novo dia, e que o ontem acabou, e que o amanhã não chegou ainda, e portanto, temos que encarar o dia de hoje, para vive-lo com mais felicidade que o de ontem, e então, vamos a ele. Vivamo-lo com um pensamento positivo...

O dia de hoje começou bem. Afinal, acordamos, e é certo que, se acordamos, é porque estamos vivos, sendo essa com certeza, a melhor sensação que podemos sentir, e vamos procurar assim manter-nos, fazendo nossa parte nesse sentido, por mais sérios que sejam os problemas que vamos enfrentar, uma vez que problemas existem, sempre existiram, e sempre existirão, e os devemos resolver, ou então adiar a solução se o caso for muito complicado e exigir uma atenção especial, ou talvez seja necessário contar com alguma ajuda.

Essas são circunstâncias da vida, e que fazem parte de nosso existir, uma vez que o que conta na verdade, é aquela agradável sensação de sentir-se vivo. Abrir os olhos, e cumprimentar com amizade ao Amigão, e a quem cruzar nosso caminho, seja amigo ou não. Um "Bom Dia" não arranca a língua, e pode desarmar alguma eventual hostilidade gratuita, e certamente vamos cumprimentar com especial carinho aquela figura simpática que está nos olhando do outro lado do espelho, e que sorrirá feliz, se assim o fizermos. Vamos sorrir com real afeto para esta amizade tão querida, e certamente depois disso o dia está perfeito, e estamos prontos para encarar todos os seus desafios.

Com total certeza, o que de melhor existe é o pensamento positivo, mas convenhamos que isso não é o suficiente, pois não adianta ter-se pensamento positivo, se as coisas tão desejadas estão muito acima das possibilidades, e assim, temos que ser também realistas para fazer um parâmetro entre o desejado e o exequível.

Teve um tal de Lair Ribeiro que mui sabiamente disse:
"Triunfo é conseguir o que se quer. Felicidade, é amar o que se conseguiu."

É muito profundo esse pensamento, pois existe muita gente que luta, luta, para conseguir um objetivo, e depois olha para aquilo que conseguiu e exclama:
"Pô... tanta luta para isso? Não valeu a pena ter feito tanto esforço..."
É preciso entender que essa insatisfação sempre atrapalha um pouco a vida, pois devemos saber dar valor a tudo aquilo que conquistarmos. Vamos apreciar o resultado da batalha, vamos gostar daquilo que temos, ao invés de continuar só cobiçando o inatingível.

Concordo com o que poderão dizer alguns, que é a ambição que move o mundo, e que devemos sempre tentar novos objetivos, pois é isso que pode nos levar adiante, mas convenhamos que não devemos ter a ambição desmedida. Já que conseguimos atingir um objetivo, vamos dar valor ao que conseguimos, ou seja, amar o que temos, depois traçar novos planos, entendendo que o que move uma pessoa são seus desejos e emoções, portanto vamos coordenar as coisas, procurando medir bem nossos objetivos, para que tenhamos sempre em mente que é realmente aquilo que queremos, evitando perder tempo em diversas tentativas frustradas, pois sempre é desanimador verificar-se ao final de tudo, que não era bem aquilo que queríamos.

O principal, é nos conhecermos, e saber de nossas reais possibilidades. Procurar descobrir qual nossa vocação e o que realmente gostamos de fazer. Depois, vem a parte mais importante, que é ver se existem condições para a execução de nossos planos, para não sermos obrigados a abandonar certos projetos no meio do caminho.

Na vida temos que ser práticos, e procurar fazer aquilo que for executável, não adiantando traçar objetivos que sejam inalcançáveis, para depois ficar lamentando que não tem sorte na vida, e que Deus o abandonou, quando na verdade o que houve foi um planejamento mal direcionado, e Deus não tem culpa das bobagens que fazemos, e para tanto, Ele nos deu o livre arbítrio, dando-nos condições para gerir nosso Destino. Bem ou mal, isso fica por nossa conta.

Assim sendo, o mais importante é planejarmos nossas ações, e depois disso, espero que todos tenham UM LINDO DIA, e que esse lindo dia possa ser repetido a cada dia que há por vir em nosso porvir...

Para um lindo dia pleno de luz, paz, amizade, amor,
vale a pena apenas cultivar bons pensamentos...

UM DIA PARA VIVER COM PAZ E AMOR
Marcial Salaverry

Pelo menos por um dia,
viver com paz e alegria,
só procurando fazer o bem,
isso faz bem para nossa alma também...
Se maus pensamentos cultivar,
tua vida irá atrapalhar...
Paz e Amor no coração,
dando à vida uma gostosa razão,
será como uma luz
que tua alma seduz,
e tua vida irá iluminar...
Amar o amor, com amor e paz
com amor amar, e ser disso capaz...
Esta a mágica combinação
que dá vida ao coração...
Coração e alma,
jamais devem envelhecer,
pois são a razão de nosso viver,
e sempre trarão luz para nosso dia,
fazendo-o ser vivido com alegria...

A grande verdade é que a complexidade
da Natureza humana, nos faz entender que tentar explicá-la, é
uma das melhores maneiras de pirar de vez...
Osculos e amplexos,
Marcial

A COMPLEXA NATUREZA HUMANA
Marcial Salaverry

É preciso entender que a natureza do ser humano, é com toda certeza uma das coisas mais complexas que existe, e é complicado tentar entende-la, pois resiste a qualquer tipo de análise, sendo assim praticamente impossível ao menos tentar definir o que seria, ou poderia ser um comportamento padrão para as pessoas, uma vez que é algo que depende do livre arbítrio, e assim, cada criatura tem suas peculiaridades próprias, tornando assim quase inviável fazer-se alguma análise comportamental.

Mas sempre se pode dizer alguma coisa nesse sentido, pois sempre existirá alguém que possa dizer: "Parece que escreveu para mim...", e a propósito, li hoje uma das citações do meu amigo L’Inconnu, que achei muito interessante, e apropriada para o tema em questão, senão vejamos:
"Somos livres quando analisamos. Somos sensíveis quando compreendemos. Somos nobres quando não julgamos. Somos sábios quando não condenamos."

Mensagem mais exata, impossível. Efetivamente, somos livres quando analisamos, pois temos todo o direito de analisar uma situação, ou mesmo atitudes de nossos semelhantes, procurando buscar uma maneira de as entender, desde que nos limitemos à análise em si. Algo que, em síntese, possa explicar o porque de determinadas atitudes de alguém, ou de determinadas situações criadas por outras pessoas. Desde que nos limitemos a analisar, para tentar entender, e possivelmente tentar explicar, mas nunca para julgar, mesmo que sejam atos de corrupção, praticados por quem deveria combate-los...

Efetivamente, temos que ter uma certa sensibilidade para compreender certas atitudes de nossos semelhantes. Uma das melhores maneiras para analisar e entender, será a de se colocar no lugar da pessoa em questão, e tentar definir como agiríamos na situação inversa.
Isso nos possibilitará um melhor entendimento, minimizando alguns constrangimentos, ao mesmo tempo que poderemos saber o porque de certas atitudes aparentemente incoerentes e ilógicas. Há que se colocar no outro lado do espelho. Facilita a compreensão.

Quanto a julgamentos... Quem somos nós para julgar alguém? Os próprios Juizes, praticamente não julgam, apenas comunicam o que decidiram os jurados, que dizer então de nós, sempre falíveis, nos avocarmos o direito de julgar alguém... Poderemos quando muito, analisar suas atitudes, e tentar entendê-las ou não, e decidir que atitude poderemos tomar com respeito ao que houve. Mas jamais poderemos querer julgar as pessoas por determinadas atitudes. Nunca poderemos nos esquecer de que toda e qualquer ação, tem alguma explicação. Procuremos analisar as causas que determinaram o acontecido. Sempre é interessante procurar nos colocar do outro lado, para tentar entender melhor o que houve.

Se julgar já será perigoso, que dirá então condenar alguém apenas por algo acontecido por mais ofensivo que seja. Vamos nos colocar do outro lado e depois sim, poderemos, não digo julgar ou condenar, mas sim chegar à conclusão de que determinadas atitudes foram ou não corretas, claro que segundo nosso ponto de vista, ou conforme o que se pode considerar como uma atitude honesta.

Procurando observar o posicionamento de L’Inconnu, chegamos à sábia conclusão de que é por demais importante saber sempre usar de muita ponderação e bom senso.
Principalmente quando alguém nos ofende ou magoa. Antes de nos apressarmos em julgar e tomar certas atitudes precipitadas, deveremos sempre parar um instante para pensar e analisar como agiríamos em situação parelha, e depois, quais circunstâncias geraram o fato em questão.

Nossa capacidade de julgamento sempre será prejudicada por nossas emoções, portanto, vamos procurar sempre analisar melhor certas situações, antes de as julgarmos e condenarmos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente naquilo que aconteceu.

Por exemplo, não nos cabe julgar aqueles que se valendo de uma situação privilegiada, agem de maneira desonesta, corrompendo e sendo corrompidos. Apenas podemos nos indignar com tais atitudes, e procurar fazer nossa parte para evitar que tais criaturas continuem agindo dessa maneira, não os colocando em posições que permitam a continuidade das falcatruas já praticadas por quem já esteve no poder, e quer voltar para lá, para fazer tudo novamente, contando com o beneplácito de quem não sabe pensar...

Assim crianças, espero, sem qualquer julgamento, que todos tenhamos UM LINDO DIA, sempre pensando bem quem pode ou deve ser punido...

A BELEZA DA SAUDADE
Marcial Salaverry

SAUDADE é a prova mais pura que nos fica, de emoções
por sentimentos vividos ao lado de um grande amor inesquecível...
É algo que transcende o ontem, o hoje e o amanhã,
pois a saudade desse amor vivido com alguém,
seja por momentos, ou por toda a vida,
é como se fosse uma comenda preciosa que guardamos
em algum lugar especial de nossa alma e
que nos acompanha até e eternidade.
Penso também, que por razões que a nossa
própria razão desconhece, que nos infinitos futuros,
seja possível reviver esse grande amor com a mesma pessoa,
pela imortalidade de nossa alma.
Marcial Salaverry